Gestão, Inovação e eficiência são destaque na abertura da II Conferência de Manejo de Pastagens | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Gestão, Inovação e eficiência são destaque na abertura da II Conferência de Manejo de Pastagens

Notícias

Gestão, Inovação e eficiência são destaque na abertura da II Conferência de Manejo de Pastagens

17 de novembro de 2021 -
A- A+

Manejo de PastagensO bom cenário para produção agropecuária foi o destaque na palestra do agrônomo da Epagri de Lages, Cassiano Eduardo Pinto, que abriu a II Conferência de Manejo de Pastagens das Encostas da Serra Geral Catarinense. O evento, que está sendo realizado de forma hibrida, é promovido pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).

Com o título “Cenários produtivos e potencialidades da pecuária de corte baseada em pastagens em Santa Catarina”, ele afirmou que estamos num cenário desafiador e que precisamos nos reinventar durante a pandemia. Cassiano lembrou das crises que o país passou nos últimos cinco anos e de como o setor se manteve e esteve muito bem durante a pandemia de Covid-19.

“Estudar, fazer conta e planificar as ações”, pontuou o Cassiano, são soluções para 2022. Segundo ele, com os altos custos da carne vermelha, qualidades como gestão, inovação e eficiência serão fundamentais. “São qualidades profissionais que terão muito peso daqui para frente”, destacou, afirmando que há um bom cenário de remuneração na produção.

Cerimônia de abertura e mesa de autoridades

Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito de Orleans, Mario Coan, destacou a importância da produção de leite e do gado de corte para a movimentação econômica do município. Num comparativo de 2019 com o ano de 2020, a projeção de crescimento é de 26,5%, e, para 2021 é de 30%. Sendo assim, Orleans é o município que mais cresceu no setor da agricultura na região da AMREC no último ano, com 43,24%.

O professor e coordenador do evento, Guilherme Doneda Zanini, destacou que o evento busca disseminar a importância de debater o tema na região das Encostas da Serra Geral. “Queremos levar ao alcance das pessoas a troca de experiências com produtores rurais, técnicos, extensionistas e pesquisadores, proporcionando falar sobre as novas tecnologias, sustentabilidade do setor agropecuário, fomento ao cooperativismo e ao associativismo”, comentou Doneda.

A mesa de abertura ainda contou com a presença do vice-reitor Luiz De Noni; da coordenadora do curso de agronomia, Janaina Veronezi Alberton; do secretário de agricultura de Orleans, Luiz Cristovan Crosseta; da agente de articulação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del), Giani Cechinel Loli Fontanella. A diretora de Cultura do Unibave, Edina Furlan Rampineli, foi a cerimonialista, junto ao Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dimas Ailton Rocha.

O evento foi viabilizado pelo edital PROEVENTOS 2020/2021, na categoria regional e estadual, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Programação

Neste primeiro dia de evento, ainda aconteceu uma segunda palestra, com o também agrônomo da Epagri de Lages Tiago Celso Baldissera, com o tema “Manejo de pastagens em integração lavoura-pecuária”.

Para esta quinta-feira (18/11), a primeira palestra será 19h10 – “Manejo intensivo de pastagens para produção de leite”, com o professor doutor da CAV-UDESC , André Fischer Sbrissia.
20h30 – Intervalo
20h40 – “Sustentabilidade na produção pecuária”, com o extensionista e Engenheiro Agrônomo da EPAGRI de Araranguá, Homero Bosh.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2678