Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Formação para professores da EBV aborda a Educação Maker e a Aprendizagem Criativa

Notícias

Formação para professores da EBV aborda a Educação Maker e a Aprendizagem Criativa

08 de fevereiro de 2019

Nesta semana a Escola Barriga Verde – EBV está promovendo a formação continuada dos professores da instituição.  Na manhã dessa última quinta-feira, 07, as atividades foram realizadas por meio do Sistema Positivo de Ensino – SPE, e ministrada pela consultora educacional Carin Wagner Rauth, no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

O tema abordado pela consultora foi a educação maker, que propõe que o aluno coloque a “mão na massa” no processo de aprendizagem. “O aluno recebe um desafio que está inserido no contexto que ele está aprendendo, ele constrói e testa o projeto, se não der certo o aluno vai ver o que está errado e refazer. Na educação maker trabalhamos muito no aprender com o erro”, explicou Carin.

Ainda, segundo a consultora, na educação “mão na massa” o objetivo principal não é saber exatamente o resultado final, o mais importante é o processo que leva ele a chegar ao resultado. “O professor tem papel fundamental nisso porque ele é o mediador desse processo, ele vai questionar e instigar esses alunos, para que eles pesquisem mais até que eles consigam atingir o objetivo”, contou Carin.

No evento com os professores, a consultora educacional mostrou alguns exemplos de projetos, falou um pouco sobre o que é uma sala maker, como se constrói isso, e também falou sobre aprendizagem criativa.

A profissional ainda propôs um desafio aos professores, no qual eles tiveram que construir uma torre de macarrão. Divididos em grupo, cada um tinha 20 palitinhos de macarrão, 1 metro de barbante, fita e um marshmallow. Eles tiveram 18 minutos para construir a estrutura mais alto com o macarrão e colocar o marshmallow na ponta.

Aliando a proposta da educação maker, na ocasião os professores também colocaram a “mão na massa” ao criar e construir produtos revolucionários pensando no mundo daqui a alguns anos e nas questões ecológicas. As equipes tiveram que apresentar os produtos desenvolvidos.