Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Formação de docentes em Santa Rosa de Lima discute concepção pedagógica e a BNCC

Notícias

Formação de docentes em Santa Rosa de Lima discute concepção pedagógica e a BNCC

16 de julho de 2018 -

Por meio do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, o Núcleo de Inovação Pedagógica – NIP do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave realizou, na última quinta-feira, 12, mais uma das etapas formativas envolvendo gestores e docentes da Rede Municipal de Santa Rosa de Lima. Como o programa é desenvolvido no decorrer do ano letivo prioriza as necessidades formativas dos profissionais participantes, consolidando uma proposta de trabalho que visa a transformação das práticas pedagógicas.

Na oportunidade, foram discutidas as diferentes tendências pedagógicas que têm influenciado na educação brasileira e a interferência das mesmas na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP e, em decorrência, no trabalho desenvolvido nas salas de aula.

A responsável pela formação, professora Marlene Zwierewicz, destacou que as discussões foram importantes para que os docentes pudessem avaliar suas próprias práticas e definir no coletivo o que pretendem priorizar nos próximos anos, especialmente por vivenciarem um momento de reformulação do PPP de cada unidade de ensino e de implementação da Base Nacional Curricular Comum – BNCC.

Segundo a professora Marlene, a equipe considerou a necessidade de dinamizar o ensino por meio de práticas inovadoras, que considerem as demandas da realidade local e fortaleçam a criatividade nos estudantes, enquanto se apropriam dos conteúdos curriculares. “Essa definição é relevante para revisão do PPP, pois colabora para identificar a concepção de aprendizagem que colabora para esse processo e as possibilidades metodológicas que a fortalecem”, ressaltou Marlene.