Feira Agroecológica volta a disponibilizar produtos orgânicos no Unibave | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Feira Agroecológica volta a disponibilizar produtos orgânicos no Unibave

Notícias

Feira Agroecológica volta a disponibilizar produtos orgânicos no Unibave

10 de junho de 2024 -
A- A+

Foto: Laura Rayne

A Feira Agroecológica do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) voltou a atender todas as quartas, a partir das 11h. As gôndolas estão disponíveis na entrada da coordenação dos cursos e em frente ao CATE, abastecidas com produtos produzidos na Fazenda Experimental da Instituição.

O coordenador da Fazenda Experimental do Unibave e orientador do projeto, Guilherme Doneda Zanini, justifica que houve um atraso de praticamente um mês, devido às condições climáticas. “As fortes chuvas que ocorreram na região acabaram atrasando as atividades e, por consequência, o cultivo das hortaliças, que é feito por bolsistas dos grupos de pesquisa e extensão no cultivo agroecológico.

O modelo de atendimento é no sistema self service, em que cada pessoa pega o que precisa da gôndola e paga um valor simbólico no local disponível. “Não há fiscais. O pagamento é feito de forma consciente”, relata o professor.

Segundo Doneda, o projeto é aberto à comunidade e aos vizinhos próximos, assim como os pais, que vêm buscar seus filhos no Colégio Unibave, também são beneficiados. O retorno do pagamento dos produtos é de 90% a 95% em média. “Há semanas que passa o valor. São pessoas que pegam em uma semana e pagam em outra”, relata o professor. A cobrança do valor pelas hortaliças é simbólico e é revertido para a compra de novas mudas para reposição na fazenda, ajudando na continuidade do projeto.

Agroecológico

O projeto existe desde 2016, e toda a produção é baseada nos princípios agroecológicos, sem uso de herbicidas, inseticidas e fungicidas. É usado adubo orgânico, procurando um alimento que talvez não seja o mais bonito, no princípio estético, mas sim o alimento de qualidade nos princípios nutricionais.

A Fazenda

A Fazenda Experimental Unibave é o laboratório de pesquisa dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Tem um total de 10 Hectares, sendo três de cultivo geral, uma área preservada com benfeitoria e, ainda, cerca de um quarto com mata nativa. O projeto produz cerca de 500 kg de alimento por ano e a variação da quantidade e do que é produzido depende das condições climáticas.

A Fazenda Experimental Unibave é um espaço aberto à visitação por agendamento por meio do contato (48) 3466-5600, que também funciona como whatsapp.