Febave comemora 47 anos de fundação | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Febave comemora 47 anos de fundação

Notícias

Febave comemora 47 anos de fundação

24 de setembro de 2021 -
A- A+

FebaveA Fundação Educacional Barriga Verde (Febave) completou 47 anos de atividades nesta quinta-feira, dia 23 de setembro. Os técnicos administrativos foram recebidos no Centro de Vivências para um momento de confraternização e compartilhamento de informações sobre as ações relacionadas às campanhas de matrícula do próximo semestre.

O presidente da Febave e reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, citou nominalmente os demais presidentes, iniciando pelo Padre João Leonir Dall’Alba, dizendo que esses 47 anos têm a participação de todos os colaboradores.

A professora Adriana Zomer de Moraes fez um discurso sobre as boas lembranças que levamos do convívio na Instituição. Ela ressaltou que a Febave não é feita de espaços físicos, mas sim de pessoas. “São as pessoas que fizeram e fazem essa local”, disse a professora. Ela relatou situações de alunos do colégio que hoje trabalham na Instituição, e de como a história de muitos se mistura com a história da Instituição.

Mistura com a história de vida

A diretora de Cultura do Unibave, Edina Furlan Rampineli, é um exemplo da fusão das histórias. Ela é colaboradora da Febave desde 1979. “Comecei na Febave quando ela tinha quatro anos”, relata. Ela foi diretora do Centro do Bem Estar do Menor, durante 10 anos. Em paralelo, assumiu a direção do Jardim de Infância Alice Verani e depois diretora da Escola Barriga Verde (hoje Colégio Unibave), durante 20 anos. “Dirigi as duas escolas ao mesmo tempo”, conta. Em 2005, assumiu a Avaliação Institucional, diretoria administrativa da Biblioteca, diretora do Campus, pró-reitora administrativa e diretora de cultura e eventos Unibave.

MissaFebave

No fim da tarde, uma missa foi celebrada, em ação de graças, pela passagem do aniversário da Febave. O pároco da Paróquia Santa Otília, de Orleans, padre Joel Marcolino Bitencourt, presidiu a celebração, no salão da capela do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi).

História

Por iniciativa do Padre João Leonir Dall’Alba, com o apoio do prefeito da época, Francisco Zomer, e do vice-prefeito, Edgard Zomer, foi fundada a Febave, em 1974. A Febave foi aprovada pelo Legislativo Municipal em 16 de setembro de 1974, sendo sancionada pela Lei Municipal 491 de 23 de setembro do mesmo ano.

A Febave é mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Colégio Unibave, Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), Esculturas do Paredão e Hospital Veterinário Unibave (HVU). Neste dia 23 de setembro, além dos 47 anos da Febave, são comemorados 33 anos do Colégio Unibave e 23 do Unibave.

A instituição tem hoje 15.516,56m² de estrutura física, com laboratórios de ensino e pesquisa, Biblioteca, Centro de Documentação Histórica, Casa da Cidadania, Clínica de Psicologia, Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) e Hospital Veterinário Unibave (HVU).



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2678