Exposição “Povos Indígenas”, do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, permanece em Lauro Müller até dia 21
02 de outubro de 2024 - Museu ao Ar LivreA exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e na região sul catarinense” está disponível no Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, onde permanecerá aberta para visitação até o dia 21 deste mês. As visitas são gratuitas, e o horário de funcionamento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O Ecomuseu está localizado na Rodovia SC-390, no Bairro Bela Vista, em Lauro Müller, e as visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3464-3430. O acervo sobre o povo Xokleng, pertencente ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, foi organizado para ser itinerante. As peças já passaram pelos municípios de Cocal do Sul, São Ludgero e agora estão em Lauro Müller. Depois, retornarão ao Museu, onde ficarão à disposição na Casa de Pedra, em Orleans.
Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre e integrante do projeto, Valdirene Böger Dorigon, a proposta visa proporcionar que mais pessoas tenham acesso aos materiais do Museu sobre os povos Xokleng. “São bens culturais, assim como imagens dos últimos remanescentes que ainda habitavam a região de Três Barras, no município de Orleans, na década de 1940”, explica Valdirene.
A exposição é resultado de um projeto contemplado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Unibave e do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. A proposta foi selecionada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) SC D+ 2023 e está sendo executada com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).