Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Evento no Unibave celebra os 56 anos de história da Psicologia no Brasil

Notícias

Evento no Unibave celebra os 56 anos de história da Psicologia no Brasil

29 de agosto de 2018 - ,

Na noite da última segunda-feira, 27, o curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave realizou um evento, no Centro de Vivências da instituição, alusivo ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto, e aos 56 anos de profissão, celebrado este ano no Brasil.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia do Unibave, Vandreça Vigarani, comparada a outras áreas, a Psicologia pode ser considerada uma profissão recente, e que procura por meio de diversos enfrentamentos fortalecer o seu espaço de atuação e visibilidade. “A contemporaneidade tem nos retratado diariamente questões do humano que passam por diversas crises, no âmbito político, econômico, cultural, e social, e a Psicologia com seu aporte técnico e teórico tem muito a contribuir nessas problemáticas”, destacou Vandreça.

No evento, reuniram-se acadêmicos, docentes, egressos e demais participantes da comunidade para uma palestra sobre ‘Terapia Sexual’, com o psicólogo Aber Dimer, um tema que, conforme a coordenadora do curso, precisa ser debatido e desmistificado nos espaços acadêmicos e que requer atenção especialmente dos psicólogos que são profissionais que trabalham com o humano.

“Dentre as diferentes faces que constituem aquilo que chamamos de humano, encontra-se a sexualidade, tema já explorado na gênese do conhecimento psicológico quando Sigmund Freud trazia à tona a sexualidade como um constituinte importante do psiquismo”, salientou Vandreça. De acordo com a coordenadora, décadas se passaram e esse tema continua sendo fonte de muitas discordâncias, resistências, reatividade, e inclusive justificativa para uma série de violências.

A noite ainda contou com uma apresentação cultural, do Grupo de Dança Unibave – GDU, intitulada “Toque”. Após a palestra, todos foram convidados para uma confraternização no coquetel que foi oferecido pelos acadêmicos do curso.

“Foi uma noite memorável, de muito aprendizado, onde foram esclarecidas questões importantes acerca da vida sexual do indivíduo, que influenciam diretamente no seu bem-estar, e o mais importante, a condução terapêutica desses casos, proporcionando aos acadêmicos e profissionais conhecimentos relevantes para a atuação profissional, ” ressaltou Vandreça.