Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Entrada gratuita no Museu ao Ar Livre em comemoração aos 38 anos de história

Notícias

Entrada gratuita no Museu ao Ar Livre em comemoração aos 38 anos de história

29 de agosto de 2018 -

Nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, localizado anexo ao campus do Unibave, completa 38 anos de história. Em comemoração ao aniversário da instituição e também do município de Orleans, que é celebrado na mesma data, a entrada para visitação no Museu ao Ar Livre será gratuita nesta quinta-feira. As visitas podem ser feitas das 9h às 17h.

O espaço foi inaugurado no ano de 1980, por meio da proposta inicial do Padre João Leonir Dall’alba, que tinha o intuito de preservar os testemunhos materiais, histórias e memórias referentes ao processo de colonização de Orleans e região, para que as gerações futuras pudessem conhecer o modo de vida dos colonizadores.

A expressão “ao ar livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, o primeiro do gênero na América Latina, destacando o modo de vida dos colonizadores no início do século XX. Residência, igreja, moinhos, galpões, indústrias artesanais, o intuito é conservar um ambiente de contemplação e estudos.

Instalado em uma área de 20 mil metros quadrados, o museu é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde – Febave. O local conta com 13 unidades que mostram o trabalho de atividades realizadas no período colonial, como a Ferraria, a Atafona, a Serraria e o Engenho de Farinha de Mandioca.

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel também conta com um acervo documental, geológico, etnográfico e arqueológico, que possibilita o estudo e a pesquisa de cientistas e pesquisadores, além de possuir um espaço para conservação de bens culturais móveis, o Lacor – Laboratório de Preservação, Conservação e Restauro.

O local recebe grupos de visitantes e pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo, atende também professores do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e outras instituições de ensino que utilizam do espaço para realizar aulas com os acadêmicos dos mais diversos cursos.

Anualmente, são desenvolvidas atividades educativas e culturais para diversos públicos; entre elas, destacam-se: a Semana da Cultura Indígena e os eventos de nível nacional, como a Semana Nacional de Museus, com o intuito de comemorar o Dia Internacional de Museus, bem como a Primavera de Museus, temporada cultural coordenada pelo Ibram– Instituto Brasileiro de Museus.

Unidades do Museu ao Ar Livre:

As construções, de características tradicionais, abrangem: capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, oficinas artesanais, marcenaria, atafona, balsa, ferraria e monjolo, incluindo as rodas d’água.