Engenharia de Produção do Unibave comemora 10 anos | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Engenharia de Produção do Unibave comemora 10 anos

Notícias

Engenharia de Produção do Unibave comemora 10 anos

07 de novembro de 2019 - , , , ,

No dia 17 de outubro de 2019 foi a data escolhida pelo curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, para comemoração de seus dez anos em Orleans. Além de homenagens aos que contribuíram para o início do curso, foram convidados egressos, ex-docentes, técnicos administrativos, atuais alunos e professores, além de empresas parceiras do curso.

A comemoração foi realizada na X Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, que contou com a presença do Dr. Edson Pacheco Paladini, ministrando a palestra “O papel do Engenheiro de Produção nos novos modelos de negócios: A Gênese da Indústria 5.0”.

“Com o evento pudemos perceber mais uma vez a importância do curso de Engenharia de Produção, através de depoimentos de egressos, que compartilharam um pouco da sua trajetória profissional. Além disso, a discussão de um assunto de extrema relevância como as indústrias 4.0 e 5.0, despertaram nos presentes a necessidade de inovação no desenvolvimento de processos, produtos e serviços. Isso tudo sempre atentos ao que há de mais valioso no processo, que é a presença e o comportamento do ser humano nas relações de trabalho”, destaca a Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Solange Vandresen.

Um resgate do histórico do curso também foi compartilhado com os presentes. Em 2007 foi autorizada a oferta do curso de Engenharia de Produção no Campus do Unibave em Cocal do Sul.

Em julho de 2007 o curso iniciou sua primeira turma nas dependências da empresa Seara Alimentos S.A., pertencente ao grupo Cargill, na unidade de Forquilhinha, através de uma parceria entre o Unibave e a empresa, numa proposta de educação corporativa. A primeira turma formada em Forquilhinha – campus Cocal do Sul, aconteceu em outubro de 2012. O curso formou três turmas em Forquilhinha e foi descontinuado.

No ano de 2008 foi autorizada a oferta do curso de Engenharia de Produção na cidade de Orleans, autorizado pelo Conselho de Administração Superior – CAS do Unibave em 25 de setembro de 2008. O início das atividades ocorreu no primeiro semestre de 2009. A primeira turma formada em Orleans foi em março de 2013 e o curso continua com suas atividades até o momento.

Passados dez anos da criação do curso de Engenharia de Produção no Unibave em Orleans, centenas de profissionais de diversos municípios da região já foram formados, atuando em diversas instituições de diferentes segmentos. Muitos buscaram novas oportunidades em outros estados ou até outros países.

O curso de Engenharia de Produção já passou por dois processos de avaliação externas in loco. Em 2014, pelo CEE, recebendo um conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). Em 2018, após migração para o conselho federal, recebeu uma comissão de avaliadores do MEC, recebendo uma nota 4 (em uma escala de 1 a 5).

O curso conta atualmente com 94% de professores mestres e doutores, com ampla experiência profissional, dedicados à produção e difusão do conhecimento. “O comprometimento do corpo docente com o curso foi destacado pelos avaliadores como um dos pontos fortes do curso. A interação entre docentes e a interação do curso com o cenário regional fazem toda a diferença para o desenvolvimento local. Para isso, dispõe de infraestrutura adequada, excelente biblioteca com acervo de referências física e online, laboratórios didáticos e de informática bem equipados”, comenta a coordenadora Solange Vandresen.

O curso se diferencia por sua metodologia de ensino baseada nos desafios com empresas. A atividade teve início com uma multinacional da área de cerâmica, e hoje se estende à diversas empresas da região, como IBRAP metais e plásticos, CELUCON – concreto celular autoclavado, ELIANE revestimentos cerâmicos, entre outras.

“Os acadêmicos são comprometidos, abertos aos desafios propostos e muito criativos na resolução das dificuldades. São também parceiros e juntos formamos uma parte da família Unibave. Enfim, contamos com um curso de excelência, porém sabemos que muitos são os desafios que nos impulsionam à busca pelo conhecimento e que nunca podemos cessar essa busca”, ressalta Solange.