Enem 2019: se prepare para o primeiro domingo de prova | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Enem 2019: se prepare para o primeiro domingo de prova

Notícias

Enem 2019: se prepare para o primeiro domingo de prova

01 de novembro de 2019 - , ,

Neste domingo 3 de outubro ocorre a primeira parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. Durante o domingo os participantes responderão questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e farão a redação. Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para realizar essa prova.
No domingo do dia 10 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes terão 5 horas para realizar essa prova.

Muitos participantes se preparam durante todo o ano, estudando e até mesmo fazendo aulões de revisão, como os oferecidos pelo Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. Mesmo assim muitos ficam ansiosos, nervosos e apreensivos com a prova do Enem. Isso pode atrapalhar seu desempenho e não contribuir para alcançar seus objetivos. Por isso, é importante aprender a manter a calma.

A coordenadora de Psicologia do Unibave, Vandreça Vigarani Dorregão, explica que a ansiedade é norma nesses momentos. “O Enem é uma prova e, como todo momento de avaliação, ele gera uma ansiedade nas pessoas. A ansiedade nesse caso específico pode ser considerada como natural, porque é algo novo e um desafio novo, que elas vão ter que enfrentar. Assim a ansiedade é natural nesse processo”, explica.

A coordenadora ainda deu dicas de como ficar tranquilo para realizar a prova. “Se recomenda para esse momento exercícios de relaxamento, meditação, quando isso é agradável para a pessoa, fazer exercícios de concentração para que se tenham foco e de fato consigam realizar a prova da melhor forma possível. O ideal é que eles procurem se concentrar, fazer exercícios físicos, no sentido de sair da rotina de estudos. Procurar fazer uma atividade de lazer que gosta, uma leitura aquém daquilo que eles já estão acostumados na questão dos estudos. Então procurar algum tipo de exercício que dê um relaxamento para o corpo e para a mente, porque o ideal é que a mente esteja descansada”, detalha Vandreça.

A psicóloga também lembra que o apoio da família e amigos é importante num momento de avaliação. “O papel da família, dos amigos, da rede de apoio para esse jovem é de extrema importância no seguinte ponto: não ficar julgando, cobrando ou exigindo um desempenho. Não ficar colocando mais pressão do que eles já estão sentindo. Na atividade de lazer acompanhe, propõe fazer algo diferente e sair dessa rotina, para que no dia da prova todo mundo esteja bem tranquilo. Então é evitar cobranças e julgamentos. Os familiares e amigos devem apoiar o participante e não cobrar”, comenta a coordenadora.

Após estar preparado psicologicamente para realizar a prova, o participante deve saber do que vai precisar no dia da avaliação. Confira abaixo o que pode e o que não pode ser levado até o local de prova.

Saiba o que pode levar para a prova do Enem 2019:

Há dois itens obrigatórios para que o candidato possa fazer a prova, e uma lista de objetos que são permitidos.

*OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.
*OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).
*Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.
*Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.
*Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.
*Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.
*O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.

Saiba o que não pode levar para a prova do Enem 2019:

*Documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos.
*Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.
*Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.
*Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.
*Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado.
*Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.