Dia Mundial da Segurança do Paciente é marcado com evento virtual no Unibave | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Dia Mundial da Segurança do Paciente é marcado com evento virtual no Unibave

Notícias

Dia Mundial da Segurança do Paciente é marcado com evento virtual no Unibave

30 de setembro de 2021 -
A- A+

Segurança do PacienteEsta semana, duas palestras marcaram o dia Mundial da Segurança do Paciente no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 17 de setembro, o evento, que foi virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Instituição, contou com a participação de alunos dos cursos de enfermagem e técnico em enfermagem, bem como egressos e demais profissionais da saúde de nossa região.

O tema da campanha deste ano foi atenção segura à mãe e ao recém nascido. O evento durou duas horas e contou com palestras ministradas pelo gestor de riscos do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o enfermeiro Leonan José Raimundo e a coordenadora de enfermagem do Centro Materno Infantil do mesmo hospital, Cristina Aparecida Gava.

Nas duas palestras, foram tratados de temas como as complexidades e fragilidades contidas nos ambientes hospitalares e as medidas para diminuição dos riscos. Leonan apresentou dados de que, a cada 10 pacientes, um sofre com “evento adverso”, o que seria classificado com um erro. Os fatores que levaram a essa falha também foram apontados na busca da correção. Na segunda palestra da noite, as boas práticas assistenciais, voltadas à maximização da segurança do paciente obstétrico, foram o tema central abordado pela ministrante, Cristina Gava.

De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem, o professor Lucas Corrêa Preis, a palestra foi organizada visando a promover troca de saberes e experiências, assim como conscientizar profissionais de saúde e toda a nossa comunidade acadêmica sobre a importância da temática. “A implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde potencializa a qualidade da assistência prestada aos pacientes e tem sido uma temática em ascensão nos últimos anos e com participação ativa dos profissionais de enfermagem”, pontuou Lucas.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2678