Desafio de Metalmecânica em parceria com a Ibrap é apresentado no Unibave
21 de novembro de 2018Na última quarta-feira, 20, dentro da programação da IX Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, foram apresentados os resultados do projeto “Desafio de Metalmecânica IBRAP-Unibave” realizado em parceria com a empresa IBRAP Alumínio e Plástico de Urussanga, líder nacional na produção de esquadrias de alumínio.
O projeto foi elaborado no modelo situação-problema onde um cliente, fabricante de cadeiras de praia e com grande volume de produção, não possui um forno de envelhecimento em sua fábrica. Este cliente solicitou que os perfis sejam fornecidos na liga de alumínio 6063, com boa resistência mecânica e que suporte dobras de diferentes raios, sem que ocorra ruptura ou fissuras na peça.
Diante deste cenário, os acadêmicos da 6ª fase de Engenharia de Produção foram incumbidos de determinar o tempo, temperatura e meio de resfriamento que promovam o tratamento térmico que atinja as propriedades desejadas pelo cliente.
A empresa disponibilizou amostras dos tubos na liga 6063, somente solubilizadas, para que cada equipe de alunos pudesse desenvolver o trabalho. Os tratamentos térmicos das amostras foram realizados nos laboratórios do Unibave e os ensaios mecânicos nos laboratórios da IBRAP.
As apresentações foram avaliadas pelo corpo técnico da IBRAP, representados pelo Coordenador de Qualidade e Processo da Unidade de Alumínio – Adriano Paes e por Patryck Civiero Elias, responsável pela Engenharia de Produto da Unidade de Alumínio, além da avaliação do professor da disciplina de Processo de Produção Metalmecânica, Lucas Crotti Zanini.
Ao final, a equipe vencedora formada pelos acadêmicos: Alexandre Salvalagio Rohling, Diego dos Santos Moraes, Francieli Zomer Crocetta e Vanilso Salvalagio Perin, foi agraciada com uma premiação concedida pela empresa IBRAP.





