Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Cursos da área da saúde encerram as ações do Setembro Amarelo

Notícias

Cursos da área da saúde encerram as ações do Setembro Amarelo

03 de outubro de 2018 - ,

No mês de setembro, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave junto com a Secretaria de Saúde de Orleans realizaram ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, tendo como foco principal: Valorização da Vida. Foram realizadas palestras de conscientização nas escolas; rodas de conversa envolvendo a comunidade, nas Unidades de Saúde; capacitação dos funcionários da Saúde do município e mobilização pelas redes sociais com frases de efeito, evidenciando aspectos positivos relativos à vida.

Para encerrar as ações de conscientização sobre a valorização da vida, na última sexta-feira, 28, foi realizado no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre mais um evento alusivo à campanha. Os cursos da área da saúde do Unibave – Enfermagem, Farmácia e Psicologia – organizaram uma atividade, propondo a discussão de um dos aspectos mais relevantes ao falar de prevenção do suicídio: a escuta. Para isso, contou-se com a participação do médico psiquiatra, Rodrigo da Rosa Silveira.

Além da palestra, houve uma apresentação artística elaborada pela professora do curso de Psicologia, Fernanda Zanette de Oliveira, pelo maestro e acadêmico do curso, Paulovick Debiasi, e pela acadêmica Gabriela Mendes Ribeiro, também do curso de Psicologia. Para encerrar a noite, o maestro Paulovick organizou uma “orquestra” com os talentos presentes no evento.

Já na manhã de sábado, 29, membros dos cursos da área da saúde do Unibave, juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF de Orleans, participaram junto com a Escola Barriga Verde – EBV, do ‘Passeio da Família’. No trajeto, que saiu da sede da EBV e seguiu até a Praça Celso, faixas e cartazes foram carregados pelo grupo, além de uma panfletagem no comércio da cidade de forma a mobilizar a população orleanense sobre a importância da valorização da vida.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Orleans, o trabalho colaborativo entre as coordenações dos cursos da Saúde e, principalmente o envolvimento de acadêmicos e professores na organização e execução das ações realizadas foram fatores que contribuíram para o resultado positivo das ações. “Com trabalho, união e compromisso tudo é possível, as ações propostas oportunizaram momentos únicos de reflexão sobre a valorização da vida”, relatou Vandreça.