Curso do Unibave promove conferência e minicursos na Semana Brasileira de Enfermagem | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Curso do Unibave promove conferência e minicursos na Semana Brasileira de Enfermagem

Notícias

Curso do Unibave promove conferência e minicursos na Semana Brasileira de Enfermagem

12 de maio de 2020 -

Durante os dias 12 a 20 de maio ocorre a 81ª Semana Brasileira de Enfermagem e o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave vai promover seminários e minicursos com profissionais da área. O evento é organizado pelo Curso de Enfermagem e promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Serão abordados assuntos relevantes para a área durante esse período de pandemia do novo coronavírus.

A coordenadora do Curso de Enfermagem do Unibave, Karla Pickler Cunha, comenta sobre a importância da semana. “A Semana de Enfermagem se dá todos os anos nesse período, de 12 a 20 de maio. Em função da pandemia, ela acontecerá toda em ambiente virtual, com a programação incluindo quatro webs conferências. Nesta terça-feira (12) se inicia com uma conferência da Aben. Os temas abordados serão toda a história e a trajetória da enfermagem desde que ela existe, historicamente construída. Inclusive será lembrado a importância da enfermagem nesse momento da Covid-19. Esse evento também será importante porque estamos no ano da Enfermagem. A Organização Mundial da Saúde, no final de 2019, elencou a enfermagem como a profissão do ano de 2020”, conta a coordenadora.

Karla também destacou os temas que serão abordados durante as conferências. “O tema central da Semana da Enfermagem tem um foco importante que é a “Qualidade em Enfermagem e saúde na defesa do SUS”. Vai abordar como a enfermagem está lidando dentro desse contexto do SUS. Teremos na terça-feira (12) uma representante da ABEn nacional. No dia 13 de maio haverá uma web conferência com a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina, no dia 18 de maio quem falará será a professora e Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e vamos fechar a programação no dia 20 de maio com o Secretário Municipal de Saúde de Orleans”, detalhou a coordenadora.

Durante a semana, o Unibave também promoverá minicursos sobre a área. Todos os minicursos ocorrerão pela plataforma Microsoft Teams e serão ministrados por profissionais do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão, incluindo egressos do curso de Enfermagem do Unibave.

A coordenadora Karla ressalta que todos podem acompanhar a Semana da Enfermagem. “Todos podem participar, tanto alunos como os professores. Profissionais da área de enfermagem, técnicos de enfermagem, acadêmicos e todos aqueles que tem interesse em saber um pouco mais sobre a profissão. Vão ser encaminhados os links das webs conferências e minicursos para os interessados, para as secretarias de saúde, profissionais e acadêmicos”, informa Karla.

Confira a programação completa da Semana Brasileira de Enfermagem:

Web conferência – 12 de maio – 19h
De Florence aos dias atuais – Forças e Desafios da Enfermagem
Palestrante: Representante da ABEn Nacional

Web conferência – 13 de maio – 19h
Bicentenário da Enfermagem: Perspectivas e inovações para o futuro da profissão
Palestrante: Angela Alvarez (Presidente da ABEn/SC)

Minicurso – 15 de maio – 19h30
A educação continuada como estratégia de qualificação da assistência de enfermagem no contexto da COVID-19
Palestrante: Jaqueline Caetano (Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Mestre em Enfermagem)

Minicurso – 15 de maio – 20h15
A saúde mental do profissional de saúde em tempo de pandemia e as estratégias de autocuidado
Palestrante: Juliana Cardoso Esmeraldino Gelosa (Psicóloga do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental,

Web conferência – 18 de maio – 19h
Enfermagem frente ao Covid-19
Palestrante: Helga Regina Bresciani (Presidente do Coren/SC)

Minicurso – 19 de maio – 19h30
Reorganização do processo de trabalho em Unidade de Terapia Intensiva no contexto da COVID-19
Palestrante: Liliane Braga de Souza (Coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Pós-graduação em Controle de Infecção Hospitalar, Pós-graduação em andamento em Unidade de Terapia Intensiva)

Web conferência – 20 de maio – 19h
Qualidade em Enfermagem e saúde na defesa do SUS
Palestrante: Fernando de Fáveri (Secretário Municipal de Saúde de Orleans)