Curso de Pedagogia promove webinar sobre os organismos internacionais e o Pisa | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Curso de Pedagogia promove webinar sobre os organismos internacionais e o Pisa

Notícias

Curso de Pedagogia promove webinar sobre os organismos internacionais e o Pisa

21 de maio de 2020 -

Na última segunda-feira, 18, o curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, promoveu o webinar “Organismos internacionais e educação: O Pisa no contexto brasileiro”. A atividade foi promovida pela professora Mestra, Miryan Cruz Debiasi, para a disciplina de Avaliação Educacional, da 7ª fase do curso e contou com a participação do professor, Doutor, Rafael Rodrigo Muller, professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.

No webinar foi explanado sobre as proposições, via políticas públicas, que incidem na educação nacional por conta de resultados das avaliações em larga escala. Neste caso, o enfoque foi o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Segundo Miryan, é importante aos futuros professores compreender a articulação da avaliação em larga escala, políticas públicas, currículo e formação na educação básica com formação de professores. “O webinar tratou desses assuntos a partir de uma visão macro do aspecto da educação. Desde a suspensão das aulas presenciais por conta do Covid-19, os professores do curso tem desenvolvido aulas remotas e proporcionado diferentes experiências de aprendizagem aos estudantes”.

Algumas acadêmicas pontuaram suas impressões sobre o webinar. A acadêmica Fabiana Boeger, destacou que “É intrigante mesmo pensar nessas avaliações de grande escala” e a acadêmica Isadora Weber “Sou grata pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Professora Miryan, coordenadora do Curso, salienta ainda que “as atividades remotas possibilitaram a participação de convidados externos de excelência para contribuir para as discussões em sala. Por isso, podemos aproveitar esse difícil momento para qualificar ao máximo os debates e estudos proporcionados aos nossos estudantes”.