Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Curso de irrigação por gotejamento traz teoria e prática aos participantes

Notícias

Curso de irrigação por gotejamento traz teoria e prática aos participantes

14 de agosto de 2018 - , ,

Nos dias 10 e 11 de agosto, foi realizado aos acadêmicos e egressos do curso de agronomia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, bem como para os produtores rurais interessados da região, o curso de irrigação por gotejamento.

Na última sexta-feira, 10, foi realizado o módulo teórico, aonde conhecimentos sobre diferentes formas de irrigação por gotejamento, dimensionamento de vazão e escolha correta do sistema foi repassado pelo engenheiro agrônomo Jorides José Bevilaqua, da empresa de sistema de irrigação inteligente, Netafim. Os participantes puderam tirar todas as dúvidas sobre a implantação do sistema.

Já no sábado, 11, foi ofertado o módulo prático na fazenda experimental do Unibave, aonde os responsáveis pelo setor irrigação da empresa de equipamentos agropecuários, Plantar Máquinas, mostraram o funcionamento do sistema e explicaram os cálculos necessários para aplicação do mesmo.

Acompanhados pela coordenadora do curso de Agronomia, professora Janaina Veronezi Alberton, os acadêmicos e demais participantes puderam acrescentar conhecimento e conhecer um pouco mais sobre essa área de atuação do engenheiro agrônomo, que é a irrigação e Drenagem.

Segundo a professora Janaína, os sistemas de irrigação parecem simples, mas necessitam de cálculos e da elaboração de projetos extremamente complexos. Para aplicar este sistema e permitir que o mesmo apresente desempenho máximo, sem desperdícios e erros, o profissional de Agronomia precisa estar bem instruído e preparado.

“A Netafim e a Plantar Máquinas proporcionaram isso aos nossos acadêmicos, que podem aliar o conhecimento recebido no curso de Agronomia ao repassado pelas empresas para garantir a excelência no trabalho prestado. Desta forma, mais uma vez, agradecemos estas empresas que foram nossas parceiras e contribuíram com o futuro destes profissionais”, constatou Janaína.