Curso de Extensão em Turismo Rural finaliza com formação da primeira turma | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Curso de Extensão em Turismo Rural finaliza com formação da primeira turma

Notícias

Curso de Extensão em Turismo Rural finaliza com formação da primeira turma

11 de dezembro de 2019 - , ,

Encerrou no dia 28 de novembro o primeiro curso de Extensão em Turismo Rural. O curso foi realizado durante o mês de novembro e contou com a participação de 24 pessoas. Foram abordados diversos temas relacionados ao turismo no espaço rural, além do compartilhamento de experiências entre os alunos, que contaram suas vivências na região das Encostas da Serra Geral.

Inicialmente os integrantes do grupo participaram de uma análise pessoal sobre suas vivências em turismo e explanaram suas experiências. Partindo deste trabalho, foram abordados os diferentes tipos de turismo e apresentado os seus conceitos.

Discutiu-se também sobre as oportunidades de negócios que podem ser visualizadas com a cadeia produtiva do turismo, destacando-se: turismo rural e agroturismo. Através de trabalhos de grupo foi realizado um diagnóstico participativo, onde se identificou os pontos turísticos existentes, os potenciais e a produção associada ao turismo nos municípios de origem dos participantes. A partir deste trabalho foram elaborados os mapas turísticos e um roteiro para cada município.

Os roteiros foram apresentados para grupos da terceira idade, estudantes do ensino médio e fotógrafos. Esta atividade resultou em excelentes alternativas e troca de ideias. Os principais aspectos do planejamento de uma atividade turística para uma propriedade rural e para o município, já que o turismo é um setor que deve funcionar integrado. O conteúdo contemplou a elaboração de rotas e roteiros turísticos e cuidados necessários em relação à primeiros socorros e emergências médicas nos empreendimentos.

Dentro do tema turismo sustentável foram passadas noções gerais de capacidade de carga e ciclo de vida de regiões turísticas. Houve ainda a apresentação do exemplo de agroturismo da “Acolhida na Colônia”, cuja sede é em Santa Rosa de Lima. O tema foi abordado pela participante do curso, Engenheira Agrônoma Paloma Ferreira de Oliveira que trabalha na secretaria de turismo de Lauro Müller. Com a colaboração da participante Leonize Assing, de Santa Rosa de Lima, foram sorteados dois exemplares do livro: “Acolhida na Colônia” de autoria de Thaise Guzzatti. Sorteou-se ainda dois exemplares do livro “Mulher semente de vida, gestão coletiva e cooperativismo em São Ludgero-SC”.

Muito relevante foi à aula prática onde foram visitados diversos empreendimentos de turismo rural da cidade de São Martinho. Os proprietários dos estabelecimentos, agricultores, deram seu depoimento sobre o trabalho que realizam, quanto tempo está na atividade e quais as suas expectativas de futuro.

Com isso, a professora Teresinha Baldo Volpato, ministrante do curso, ressalta que o grupo foi excelente, participativo e focado na realidade local com muita expectativa de desenvolver algum negócio na área de turismo em sua comunidade.