Curso de Engenharia realiza Projeto de Extensão Cidades e Comunidades Sustentáveis | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Curso de Engenharia realiza Projeto de Extensão Cidades e Comunidades Sustentáveis

Notícias

Curso de Engenharia realiza Projeto de Extensão Cidades e Comunidades Sustentáveis

29 de outubro de 2020 -
A- A+

No último sábado dia 24 de outubro, os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Unibave que estão desenvolvendo o projeto de Extensão “Cidades e Comunidades Sustentáveis” orientados pela professora da disciplina de Estatística Profa. Vanessa Isabel Cataneo, realizaram a interação com a comunidade na Praça Celso Ramos de Orleans.

O Projeto de Extensão que faz parte da curricularização da extensão, dialoga sobre o objetivo de desenvolvimento sustentável de número 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, também denominada por ODS-11. Essa ODS é uma das 17 ODS aprovadas em 2015, pelos 193 países que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de direcionar o mundo para um rumo mais sustentável, a realização desses objetivos compõem a Agenda 2030.

Partindo da ODS 11 o projeto de extensão foi direcionado ao estudo da coleta seletiva do lixo, visto que o tema está conectado ao objetivo Cidades e Comunidades Sustentáveis que pretende, até 2030, reduzir o impacto ambiental das cidades, melhorando a qualidade do ar e a gestão de resíduos sólidos aos habitantes.

Assim os acadêmicos realizaram um estudo sobre o que é a coleta seletiva, como ela vem ocorrendo no Brasil e também no município de Orleans. A partir do estudo, foi organizado e produzido um folder explicativo sobre a coleta seletiva, o que é e quais os benefícios da coleta, a fim de estimular a população na separação do lixo orgânico e reciclável, aumentando a participação dela na coleta seletiva.

Nessa perspectiva, o projeto de extensão foi executado junto à comunidade, por meio, da entrega do folder e do diálogo junto à comunidade sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem. Juntamente com o folder a comunidade participante recebeu a doação de 80 mudas de plantas para incentivar a sustentabilidade e o cuidado com a natureza.

O acadêmico Luiz Gustavo de Souza Della Giustina do curso de Engenharia Mecânica, relata “ao realizar a entrega do folder e conversar com as pessoas da comunidade percebi o interesse delas de saber como funciona a coleta seletiva, algumas pessoas não sabiam o que era coleta seletiva, e não separam o lixo de forma correta, logo nosso trabalho ajudou a conscientizar e informar as pessoas da cidade, para começar a tratar o lixo do jeito certo”.

Para a Profa. Vanessa, coordenadora do projeto, ações de extensão como essa viabiliza a aproximação o diálogo e troca de conhecimentos/orientações entre a academia os acadêmicos e a comunidade.