Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Coordenadora do curso de Psicologia fala sobre Bullying para alunos do 1º ano

Notícias

Coordenadora do curso de Psicologia fala sobre Bullying para alunos do 1º ano

11 de outubro de 2018 - ,

Na manhã desta quarta-feira, 10, a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Unibave, Vandreça Vigarani, esteve na Escola Toneza Cascaes, em Orleans, num encontro com alunos do 1° ano do Ensino Médio, para abordar um fenômeno social: o bullying.

O grupo de alunos, que participa da modalidade de Ensino Integral, está desenvolvendo um projeto inovador na escola, juntamente com os professores Tiago Kestering Pereira e Ildacir Piva, e pretende propor algumas ações para lidar com a questão do bullying no ambiente escolar.

Na oportunidade, a psicóloga esclareceu algumas questões práticas acerca desse problema, trazendo seu significado, e as consequências psicológicas, comportamentais e socais advindas dessa atitude.

A psicóloga ressaltou a importância de refletir sobre o bullying a partir da perspectiva do expectador, ou seja, daquele que observa o comportamento agressivo em relação ao outro, mas o faz de forma neutra, imparcial, procurando não se envolver na situação com receio de que ele seja próximo alvo.

“Discutir temáticas dessa natureza e propor estratégias práticas para lidar com esse problema, é de extrema relevância, especialmente no ambiente escolar, contexto em que a prática do bullying é muito comum. A iniciativa dos alunos e professores deve ser valorizada e apoiada por todos ”, ressaltou Vandreça.

Sobre o bullying

Pode ser definido como um comportamento prejudicial e agressivo, realizado de forma intencional, sendo o sujeito alvo repetidamente. Esse comportamento pode acontecer de forma verbal (xingamentos, comentários maldosos constantes, etc.), física (empurrões, chutes, etc.), material (quebrando ou tomando pertences) e também pelas relações interpessoais (exclusão social) (GROSSI; SANTOS, 2009).