Colégio Unibave desenvolve projeto no Museu ao Ar Livre | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Colégio Unibave desenvolve projeto no Museu ao Ar Livre

Notícias

Colégio Unibave desenvolve projeto no Museu ao Ar Livre

09 de setembro de 2019 - ,

No dia 03 de setembro, vestidos a caráter, os alunos do 3° ano do ensino fundamental do Colégio Unibave realizaram o projeto “Abrindo o Baú: revisitando o passado”, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. A atividade foi acompanhada pela professora Juciélli Mattos.

O projeto consiste no desenvolvimento de atividades educativas extraclasse, em sala de aula e pesquisas, sendo explorados temas como a história do vestuário na sociedade, o modo de produção e os fatores que influenciam na produção de indumentárias. “O objetivo é fazer com que os alunos percebam que o vestuário fez e continua fazendo parte da vida das pessoas como um artigo cultural, criado por conta de algumas necessidades da sociedade e utilizando materiais disponíveis em cada época e em cada grupo”, pontua a professora.

Em parceria com o Museu ao Ar Livre, eles exploraram o acervo referente a tecelagem. Os alunos conheceram um pé de algodão,como se processa o material e também a lã de carneiro em fio.  “Utilizamos os objetos que foram usados pelos colonizadores de Orleans e da região Sul para a produção de suas próprias roupas. Um processo demorado, pois são necessárias várias etapas para a confecção manual do tecido”, destaca a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

Ao final da atividade, os alunos recepcionaram seus pais cantando a música “Mérica Mérica”, acompanhados pelo músico Paulovik Debiasi.