Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Bolsistas do Unibave participam do I Seminário Regional do Proesde 2018

Notícias

Bolsistas do Unibave participam do I Seminário Regional do Proesde 2018

13 de agosto de 2018 - ,

O I Seminário Regional do Curso de Extensão vinculado ao Programa de Desenvolvimento Regional – Proesde/2018 ocorreu no último sábado, 11. O seminário foi organizado e realizado na Unesc, onde os acadêmicos bolsistas do Unibave e da Unesc que participam do programa apresentaram os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre do curso.

Os projetos apresentados criam iniciativas para a geração de trabalho e renda. As iniciativas contemplam a geração de renda para moradores de rua por meio do artesanato, agricultura familiar, catadores de recicláveis e no setor de tecnologia e captação.

A iniciativa de geração de renda para moradores de rua está sendo formulada para realização de oficinas, da confecção a processo de venda. No projeto da agricultura familiar os alunos realizaram pesquisas com agricultores familiares, o qual identificaram que na sua grande maioria desconhecem o conceito de cooperativa e como acessar esta ferramenta para maior geração e renda.

Diante deste desafio os alunos irão elaborar uma cartilha explicativa com informações básicas sobre o tema, qual serão distribuídas gratuitamente para as famílias. O projeto com os catadores de recicláveis busca agregar uma renda maior com a busca de novos clientes e intervenções na busca de melhor qualidade na pratica dos trabalhos executados. Foram identificados os riscos à saúde e disponibilizado por meio de empresas parceiras a quais disponibilizaram alguns EPIs a serem utilizados nas tarefas do dia a dia.

O projeto no campo da tecnologia e captação está sendo desenvolvido pelos alunos bolsistas do Unibave, Ana Maria da Silva (Enfermagem), Alex Junior Wiemes (Eng. de Produção), Matheus Remor (Eng. Civil), Cássio Martins Coelho (Eng. Ambiental e Sanitária), Pedro Henrique Fernandes de Souza (Direito) e Michel Herartt Cesconetto (Ciências Contábeis), que elaboraram um projeto para promoção de recursos e estratégias para fomentar junto aos alunos conceitos de inovação, tecnologia, pré-incubação, etc. As inciativas serão desenvolvidas nesse segundo semestre de 2018.