Bolsista do UNIEDU estuda implantação do Reciclando Medicamentos em Armazém | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Bolsista do UNIEDU estuda implantação do Reciclando Medicamentos em Armazém

Notícias

Bolsista do UNIEDU estuda implantação do Reciclando Medicamentos em Armazém

19 de novembro de 2020 -
A- A+

A acadêmica da 10º fase curso de Farmácia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Jenifer Laiane Laureth da Rosa, está executando o projeto de extensão Reciclando Medicamentos, no município de Armazém. O objetivo do projeto, que está sendo orientado pelo professor Adalberto Alves de Castro, é estimular a doação, o recebimento, o descarte correto de medicamentos, buscando a conscientização da população em geral.

A bolsista do artigo 170, vem trabalhando no projeto para o seu município natal, Armazém, embasado em três ideias. A primeira seria a implementação dos pontos de coleta dos medicamentos nas seis comunidades: Vila Nova, Centro, Olaria, Sertão, São José e Bom Jesus. Com auxílio do Unibave e das agentes de saúde, que podem colaborar no estimulo de doação dos medicamentos não mais utilizados, dos possíveis riscos do descarte inadequado de medicamentos.

A segunda ideia seria realizar palestras mensais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para conscientização e a realização de visitas em domicílios para análise dos medicamentos utilizados.

A terceira etapa, seria a criação de um aplicativo indicando os pontos de coletas para descarte de medicamentos do Programa Reciclando Medicamentos nas cidades participantes. “Poderíamos assim, unir a tecnologia com a utilidade pública, facilitando o acesso aos pontos mais próximos de seus domicílios”, explica a acadêmica. O aplicativo ainda teria acesso a bulas de alguns medicamentos, datas de vencimentos de receitas de controle especial, agendamentos de consultas médicas e demais serviços na UBS. A possibilidade de conter uma serie de exercícios físicos, também é estudada.
Segundo o orientador do projeto de extensão, professor Adalberto Alves de Castro, durante a pandemia do COVID-19, os alunos bolsistas conseguiram realizar o cumprimento as 20h com dedicação.

“Reciclando Medicamentos com consciência”, é um projeto do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), que é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual e pela lei do Fundo Social.