Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Aulas práticas aproximam alunos dos conteúdos teóricos

Notícias

Aulas práticas aproximam alunos dos conteúdos teóricos

01 de outubro de 2018 -

Colocar em prática os conhecimentos teóricos fazem toda a diferença no processo de ensino/aprendizagem. A estratégia aproxima o aluno do conteúdo e mostra as possibilidades de aplicação do conhecimento na vida real nas aulas da Escola Barriga Verde, onda na disciplina de Ciências, os estudantes têm sido instigados a participar de momentos práticos, desenvolvendo diversos experimentos.

Uma das atividades realizadas foi o estudo direcionado no Laboratório Anatômico, localizado no Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, onde, os estudantes do 8°ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de estudar na prática toda a teoria abordada em sala sobre a anatomia. Por meio do manuseio e análise de peças humanas reais, os alunos realizaram pesquisas, experimentos e observações, construindo ao final do trabalho um relatório.

Por meio de experimentos e aulas práticas desse tipo, o estudante, vai muito além de suas dúvidas. “Ele descobre o verdadeiro sentido de aprender, desenvolvendo suas habilidades construindo assim seu próprio conhecimento. Essas aulas dinamizam o ensino, despertando nos estudantes o interesse pela pesquisa. Dessa forma, o aluno aprende a buscar conhecimento, questionar, trabalhar em grupo, despertando a curiosidade, tirando suas próprias conclusões, desenvolvendo autonomia e liderança” destacou a diretora da EBV, Denise Coan Albino.

A professora de Ciências da EBV, Luciane de Oliveira, destaca a importância da realização de aulas práticas. “Com o advento da tecnologia, acredita-se que o que se precisa saber está na palma da mão, pois com alguns cliques você já descobre e sabe tudo. Engana-se quem pensa assim, pois a teoria sem prática é igual ler um cardápio e não comer, ou seja, sem testar, observar ou provar algo, não se obtém a essência do conhecimento”.

A estudante do oitavo ano, Emily Machado, contou que adora as aulas de ciências, principalmente quando são práticas em laboratórios e ela pode assimilar o conteúdo de forma diferente. “É complicado entender tudo com relação ao corpo humano, por isso eu gosto muito quando vou aos laboratórios e tenho a oportunidade de poder ver as coisas na prática, o que faz eu me apaixonar ainda mais por ciências”, relatou Emily.