Aula do curso de Engenharia de Produção é realizada no Museu ao Ar Livre | Unibave
Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Aula do curso de Engenharia de Produção é realizada no Museu ao Ar Livre

Notícias

Aula do curso de Engenharia de Produção é realizada no Museu ao Ar Livre

23 de agosto de 2019 - , ,

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel recebeu os acadêmicos da 2ª fase do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave para a realização de uma aula sobre as etnias que construíram a região Sul de Santa Catarina, abordando sua cultura, seu empreendedorismo e as heranças frutificadas. A atividade fez parte da disciplina de Micro e Macroeconomia, ministrada pelo professor Mario Sérgio.

Os alunos realizaram pesquisa, apresentação e degustação na Casa do Colono. A preocupação em introduzir no calendário acadêmico temas que visem trabalhar questões relacionadas ao patrimônio e a memória local resultou em uma noite especial, já que os alunos conseguiram atingir aspectos muito importantes para a sua formação como cidadãos, cientes de sua origem e de suas responsabilidades na continuidade de uma história rica e cheia de desafios.

A noite contou com a participação do professor Idemar Ghizzo, que esclareceu dúvidas a respeito dos trabalhos e relatou fatos interessantes sobre a cultura italiana, evidenciados no documentário “Filhos da Imigração”.

A coordenadora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, relatou sobre a colonização de Orleans e região, a constituição do museu e a sua importância para a preservação da cultura e da memória. Preparou ainda um prato típico. A aula ainda contou com a presença do maestro Paulovick Debiasi, que em trajes típicos apresentou músicas herdadas do povo italiano.

“Quem não vive as próprias raízes não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação, e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro”, destaca o professor Mario Sérgio.