Aspectos éticos e legais da transfusão de sangue em pacientes Testemunhas de Jeová são temas de palestra no Unibave | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Aspectos éticos e legais da transfusão de sangue em pacientes Testemunhas de Jeová são temas de palestra no Unibave

Notícias

Aspectos éticos e legais da transfusão de sangue em pacientes Testemunhas de Jeová são temas de palestra no Unibave

10 de setembro de 2021 -
A- A+

transfusãoNa última semana (02/09), os acadêmicos da 10ª fase do curso de enfermagem Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participaram de uma palestra ministrada por membros da Rede Internacional de Comissões de Ligação com Hospitais (COLIH), que tem sede nos Estados Unidos. O tema da palestra foi os aspectos éticos e legais da transfusão de sangue em pacientes Testemunhas de Jeová.

Métodos alternativos de tratamento sem a utilização da transfusão do sangue também foram abordados, como estudos que apontam algumas estratégias farmacológicas. A temática foi debatida na disciplina de Deontologia e Legislação em Enfermagem, lecionada pelo professor e coordenador do curso de enfermagem, Lucas Corrêa Preis.

De acordo com o professor, a palestra permitiu aos acadêmicos de enfermagem o esclarecimento de diversas dúvidas éticas e legais que ainda envolvem polêmica e precisam ser desmistificadas. “O enfermeiro é um dos membros da equipe multiprofissional que possui relação direta com o processo de transfusão em pacientes nos serviços de saúde. É importante conhecer amplamente suas responsabilidades éticas e legais para saber como agir nos mais diversos casos”, afirmou Lucas.

COLIH

A COLIH é uma comissão internacional que trabalha promovendo a interligação com os hospitais e fornecendo ajuda no estabelecimento da relação médico-pacientes Testemunhas de Jeová, já que esta comunidade religiosa não aceita transfusão de sangue alogênico (doado por outras pessoas). Segundo o professor Lucas, eles aceitam sangue autólogo, ou seja, a utilização do próprio sangue.

No mundo, há mais de 1.700 comissões que integram uma Rede Internacional atuante em mais de 200 países com sede nos Estados Unidos. Essas comissões são formadas por pessoas da própria comunidade, capacitadas para interagir com médicos e demais profissionais de saúde em hospitais, bem como com membros do judiciário.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2678