Arquitetura de Software traz soluções para o futuro das empresas e oportunidades de trabalho no exterior | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Arquitetura de Software traz soluções para o futuro das empresas e oportunidades de trabalho no exterior

Notícias

Arquitetura de Software traz soluções para o futuro das empresas e oportunidades de trabalho no exterior

04 de maio de 2021 -
A- A+
Arquitetura de Software traz soluções para o futuro das empresas e oportunidades de trabalho no exterior

Cristiano Bombazar, 26 anos, fez a pós-graduação em Arquitetura de Software e diz que especialização foi bastante importante, não só a nível de conhecimento, mas também de network.

Atualmente as pessoas utilizam a tecnologia e os aplicativos para realizar diversas atividades todos os dias. Com a pandemia da Covid-19, a tecnologia ficou ainda mais em evidencia. Fomos forçados pelo distanciamento social a evoluir digitalmente, e agora ir à aula, pedir comida, escolher um sapato, ou mesmo uma festa de aniversário são hábitos que acontecem pelos celulares ou computadores. Para que essas tecnologias estejam disponíveis para os consumidores é preciso um longo caminho de desenvolvimento e estudo de cada aplicativo ou programa.

A estrutura organizacional de cada componente tecnológico é desenvolvida pela Arquitetura de Software. Sendo uma das áreas da Tecnologia da Informação, o arquiteto de software fará uma análise estratégica dos componentes operacionais antes de criar soluções viáveis para uma tecnologia.

O profissional vai analisar a estrutura de um sistema, o planejamento estratégico, os padrões de projetos arquiteturais, a otimização e escalabilidade do negócio e a construção de soluções para aplicações. Isso tudo resultará na seleção dos componentes e interações fundamentais para que a tecnologia seja implantada e se adeque às necessidades dos consumidores ou colaboradores.

Oportunidade no exterior

A arquitetura de software é indispensável, para o futuro das empresas, além de abrir um mundo de oportunidades aos profissionais. Abrir o mundo mesmo. Um exemplo disso é Cristiano Bombazar, 26 anos, que fez a pós-graduação em Arquitetura de Software (2017 e 2019), do Unibave, logo após de ter feito a graduação em Sistemas de Informação. Segundo ele, fazer a especialização em Arquitetura de Software foi bastante importante, não só a nível de conhecimento, mas também de network. “Eu conheci algumas pessoas que abriram minha mente para esse mercado. Sempre sonhei em morar fora. Tinha algumas pessoas na pós que já faziam isso e me abriram a cabeça para esse mundo”, relata.

Hoje Cristiano trabalha para empresa portuguesa Integritas Solutions, só que de forma remota e ainda morando no Brasil. A pandemia acabou adiando a viagem para a cidade do Porto, em Portugal, onde deve ser destino futuro. “Sempre considerei a ideia de morar fora, não para juntar dinheiro, mas pensando em uma melhor qualidade de vida”, expõe.

O arquiteto de software será cada vez mais necessário ao passo que o mundo vai se tornando mais tecnológico. Três modelos de negócios que precisarão do arquiteto de software a cada dia que passa são os microsserviços, a computação em nuvem e a inteligência artificial. Essas três tendências fazem parte da evolução natural da arquitetura de software e da revolução digital.

As empresas já estão fazendo um movimento de migração de seus tradicionais sistemas para tecnologias da informação e isso tende a aumentar no futuro. É por meio da Arquitetura de Software que essas empresas conseguirão entregar seus serviços de modo eficiente e satisfatório para o consumidor. Desse modo, o mercado para o arquiteto de software deve ampliar consideravelmente a cada dia.