Áreas de atuação do psicólogo é tema de roda de conversa para os acadêmicos da 1ª fase
13 de junho de 2024 - CursosNa noite desta quarta-feira, dia 12, os acadêmicos da 1ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa que abordou a profissão e suas diferentes áreas de atuação. A terceira edição de “Diálogos sobre a Profissão: a psicologia e suas áreas de atuação” tem o objetivo de aproximar os acadêmicos que estão iniciando nas áreas de atuação da psicologia e de seus diferentes contextos.
A atividade, realizada na disciplina de Psicologia: ciência e profissão, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Vandreça Vigarani Durigon, contou com a presença de cinco psicólogos, que compartilharam suas trajetórias e experiências com os estudantes, apontando os desafios e potencialidades que a profissão pode oferecer.
“Meu trabalho é defender, todos os dias, a necessidade do profissional psicólogo no contexto da Assistência Social. Há um entendimento equivocado de que o único profissional necessário seria o Assistente Social”, destacou a psicóloga, que atua nas Políticas Públicas de Assistência Social no município de Criciúma, Thayara Reitch Pedro.
Já o especialista na psicologia educacional, Willian Matos, que atua em Braço do Norte, e a proprietária Escola de futebol “Craques do Amanhã”, de Orleans, Tatiane Volpato, que atua na psicologia do esporte, apontam que o grande desafio é o entendimento dos pais e da família das crianças. Tanto na psicologia educacional, quanto no esporte, muitas vezes os pais não compreendem o seu papel na educação dos seus filhos e, no caso da área do esporte, acabam prejudicando o rendimento dos atletas.
Na avaliação da professora da disciplina, Vandreça Durigon, a atividade foi uma oportunidade para os acadêmicos ampliarem seu conhecimento sobre a profissão e visualizarem as diversas possibilidades de atuação na área da psicologia. “O encontro proporcionou aos estudantes um aprendizado significativo, permitindo-lhes compreender os desafios e as potencialidades da profissão no contexto atual”, comentou.
Participantes
Willian Matos – egresso do Unibave, com especialização em psicologia educacional, recentemente atua nas Políticas Públicas de Saúde a partir do Programa de Educação em Saúde do município de Braço do Norte.
Daniela Pizoni – egressa do Unibave, fez residência multiprofissional com foco na Atenção Básica e Saúde da Família e tem Mestrado em Saúde Coletiva. Faz parte do quadro da Secretaria de Saúde de Orleans, no setor de Atenção Básica e docente do curso de Psicologia no ensino superior.
Thayara Reitch Pedro – É Doutora, docente no curso de Psicologia do Unibave e atua nas Políticas Públicas de Assistência Social no município de Criciúma.
Tatiane Volpato – atua como psicóloga clínica, educacional e do Esporte, proprietária da Escola de futebol “Craques do Amanhã”, em Orleans, e atua no acompanhamento dos atletas da escola, orientando e dando suporte psicológico.
Ana Zomer – Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do munícipio de Orleans e acompanhou todo o processo de organização e implantação do serviço no munícipio no ano de 2004.