Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Aluno da Escola Barriga Verde fará intercâmbio no México

Notícias

Aluno da Escola Barriga Verde fará intercâmbio no México

03 de agosto de 2018 -

O estudante da 2ª série da Escola Barriga Verde – EBV, Ítalo Mazon Bussolo, de 15 anos, está participando do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club e embarcará na próxima semana para uma temporada de conhecimento, aprendizado e novas experiências na cidade de Morelia, no México. O lugar, que é a capital do estado mexicano de Michoacán, hospedará o intercambista de Orleans por um ano.

Em 2017, o estudante fez a inscrição e participou do processo seletivo do programa de intercâmbio. Ítalo passou por quatro avalições, entre prova oral, escrita e conhecimentos gerais. Depois de aprovado ele começou a participar das reuniões do Rotary e em seis meses ele teve acesso a lista com os países para onde os jovens iriam.

Ítalo se hospedará na casa de uma família mexicana no período do intercâmbio. Ele já fez contato com os anfitriões e conta animado que terá pai, mãe, três irmãos, e até um cachorro. Um dos irmãos está indo para um intercambio nos Estados Unidos, Ítalo diz que ficará no lugar dele, tendo o mesmo cotidiano que o irmão. “Vou ter basicamente a mesma vida do filho deles, vou estudar na escola que ele estudava, dormir na cama que ele dormia”, contou.

Uma das principais expectativas do intercambista é com relação a escola que ele frequentará, a Instituição Jefferson Internacional. “A escola vai ser um desafio, é uma instituição internacional, bilíngue, lá a pessoa pode escolher as matérias que quer cursar, eu vou ter física, matemática e língua estrangeira”.

A mãe do Ítalo, Janaína Mazon, dá todo apoio nessa experiência, ela participou das reuniões do Rotary com o filho e está há um ano no processo de treinamento e se comunicando com outros intercambistas. “Para Ítalo o intercâmbio será um crescimento, é uma chance que ele terá de conhecer uma nova cultura, uma oportunidade que muitas pessoas não têm, de se relacionar com outra família e além de tudo uma oportunidade de amadurecimento para ele”, disse Janaína.

Ítalo retoma os estudos na Escola Barriga Verde em agosto de 2019, agora ele se prepara para sua primeira viagem internacional. O item que é ícone do intercâmbio, um terno com botons usados pelos intercambistas, já está na mala. Para a mãe do estudante, em um futuro próximo, “Ítalo terá um diferencial, entrará no mercado de trabalho com uma experiência de intercâmbio e com fluência em outros idiomas, vai depender dele aproveitar esta oportunidade”.