ACAFE é homenageada na Alesc pelos seus 50 anos de história | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › ACAFE é homenageada na Alesc pelos seus 50 anos de história

Notícias

ACAFE é homenageada na Alesc pelos seus 50 anos de história

14 de maio de 2024 -
A- A+

Fotos: Vicente Schmitt / Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reverenciou na noite desta segunda-feira (13) a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) por seus 50 anos de história em uma sessão solene. A proposta da homenagem, idealizada pelo Deputado Napoleão Bernardes, reconhece o papel fundamental da Acafe na educação catarinense ao longo das últimas cinco décadas.

O reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Guilherme Valente de Souza, esteve presente na cerimônia, e assim como os demais representes das Instituições de Ensino Superior (IES), recebeu um certificado parabenizando a Instituição, com campus em Orleans, pela sua contribuição nesta história.

“Se Santa Catarina ostenta índices de destaque, grande parte se deve ao sistema comunitário de ensino superior. Antes da Acafe, o sonho da faculdade se restringia àqueles que podiam estar na capital. A Acafe, nestes 50 anos, permitiu que os catarinenses, em suas regiões, sonhassem com sua vocação e carreira”, ressaltou o proponente, Deputado Napoleão.

Fundada em 2 de maio, a Acafe reúne 14 instituições de ensino superior comunitárias em Santa Catarina. Distribuídas por todo o estado, essas instituições se consolidaram como pilares do desenvolvimento socioeconômico, cultural, esportivo e ambiental, transformando vidas e realidades por meio da educação.

Cinco Décadas desenvolvendo Santa Catarina pela educação

Ao longo de sua trajetória, a Acafe acumula conquistas expressivas. Hoje, as instituições associadas atendem mais de 142 mil estudantes, contam com 10.522 professores e 7.125 colaboradores. São 264 laboratórios de ensino, 155 bibliotecas com mais de 3 milhões de títulos e uma vasta gama de cursos de mestrado, doutorado e projetos de iniciação científica.

Além disso, a entidade é referência na formação de professores para a educação básica e se destaca nacional e internacionalmente no desenvolvimento de ciência e tecnologia. Sua atuação se estende para além das salas de aula, com serviços de saúde, atendimentos jurídicos e projetos de pesquisa que beneficiam milhares de pessoas diariamente.

Homenagem reconhece a importância das Universidades Comunitárias

Na oportunidade, a Acafe e as universidades que a compõem receberam uma homenagem do parlamento. Representando os reitores, Valdir Cechinel Filho, reitor da Universidade do Vale do Itajaí, destacou a união das instituições que a compõe: “Juntas, nossas instituições têm um papel fundamental na transformação social. Hoje, nossas universidades são responsáveis por transformar a vida de milhares de pessoas. São mais de 800 cursos de graduação e de pós-graduação que contribuem com o crescimento das microrregiões, contribui com a qualidade de vida e construção a cidadania”.

A presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, dividiu a homenagem com todos os presentes: “A Acafe é conduzida por essas pessoas que aqui estão, acompanhada por uma comunidade acadêmica que superou diversos desafios, como a pandemia e o cenário desafiador da educação superior brasileira. Nosso objetivo vai além de um diploma para o mercado de trabalho: buscamos formar pessoas comprometidas com valores de cidadania, solidariedade, ética, respeito e tantos outros”. Emocionada, Ceretta agradeceu ao parlamento pela homenagem: “Este reconhecimento da Alesc representa a importância da Acafe para o desenvolvimento do estado ao longo destas cinco décadas. Firmadas no tripé do ensino, pesquisa e extensão, buscamos soluções para os problemas da nossa sociedade”.

Autoridades presentes ressaltam a relevância do sistema ACAFE para Santa Catarina

A solenidade contou com a presença dos deputados Mário Motta, Ivan Naatz, Antídio Lunelli, Luciane Carminatti, Júlio Garcia e Rodrigo Minotto, além do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretaria adjunta Patricia Lueders e do Prefeito de Florianópolis Topázio Neto.

A Deputada Estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação, enfatizou: “Não podemos pensar em Santa Catarina com seus indicadores positivos sem as Universidades Comunitárias”.

O Líder do Governo, Deputado Ivan Naatz, declarou: “Tudo que conquistei devo a uma universidade comunitária. Assim como eu, centenas de milhares de catarinenses realizaram seus sonhos através de uma formação superior”.

O Vice-presidente da Alesc, Deputado Rodrigo Minotto, complementou: “Ao longo destas 5 décadas, a Acafe tem sido fundamental na educação de SC, impulsionando o desenvolvimento e a excelência na formação dos alunos do nosso Estado. A Acafe se dedica a preparar seus alunos não só para o mercado de trabalho, mas para que sejam cidadãos mais conscientes”.

Representando o governo do estado, o secretário de educação Aristides Cimadon, celebrou a história da instituição “”A Acafe completa 50 anos de uma história marcada pela excelência e pelo compromisso com a educação de qualidade. Em nome do Governo do Estado, parabenizo a todos que fazem parte dessa instituição por essa trajetória vitoriosa. O Governo do Estado está empenhado em fortalecer ainda mais o ensino superior catarinense e o projeto Universidade Gratuita é um passo importante nesse sentido. Estamos trabalhando para democratizar o acesso à educação superior e garantir que todos os catarinenses tenham a oportunidade de realizar seus sonhos. Agradeço a Acafe por sua contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina e desejo um futuro ainda mais brilhante!”

Calendário comemorativo

As comemorações de aniversário da Associação contam com uma série de eventos ao longo do ano, como homenagens do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), encontros estratégicos com autoridades, cerimônias especiais em universidades associadas e atividades culturais abertas à comunidade.

Março a outubro: Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor pela Educação.

3 de abril: Evento de lançamento do cinquentenário da Acafe.

16 de abril: Homenagem do Conselho Nacional de Educação (CNE) ao cinquentenário da Acafe.

2 de maio: Data do aniversário de 50 anos da Acafe; Lançamento do podcast Acafe; lançamento das comemorações aos 60 anos da Furb.

Data a ser definida: Evento cultural – Show com Dazaranha e Camerata Florianópolis.

13 de maio: Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) em homenagem ao cinquentenário da Acafe.

14 de maio: Homenagem do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) ao cinquentenário da Acafe.

22, 23 e 24 de maio: 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) e Acafe Challenge.

30 e 31 de maio/01 junho: 27ª Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe).

11 e 12 de junho – Semana Acafe em Brasília: Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao cinquentenário da Acafe; Agendas estratégicas com MEC; Capes; Comissão de Educação da Câmara e Senado; Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias; Fórum Parlamentar Catarinense.

20 a 27 de junho: Homenagem do Grupo de Líderes Empresariais (Lide/SC) ao cinquentenário da Acafe e lançamento do Manifesto pela Educação.

Julho: Cerimônia de Concessão de Títulos Honoríficos – Honoris Causa e Mérito Educacional Acafe – à entidades e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da entidade e da educação superior em Santa Catarina.

19 de julho: Comemoração aos 65 anos da Uniplac.

Agosto: Homenagem do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) ao cinquentenário da Acafe; Encontro de Estudantes do Sistema Acafe.

23 de agosto: 1º Encontro de Corais Acafe.

20 de setembro: Comemoração aos 60 anos da Univali.

23 de setembro: Comemoração aos 50 anos do Unibave.

Outubro: Missão Internacional de reitores do Sistema Acafe.

Dezembro: Encerramento do ano comemorativo com lançamento de livro e documentário da Acafe.