https://unibave.net/wp-content/plugins/forminator/assets/forminator-ui/css/forminator-ui.min.css >
InicioInstitucionalNotícias › Acadêmicos participam de bate-papo em alusão ao Dia da Consciência Negra

Notícias

Acadêmicos participam de bate-papo em alusão ao Dia da Consciência Negra

22 de novembro de 2018 -
A- A+

Os acadêmicos da segunda fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave participaram de um bate-papo descontraído com convidados sobre a Consciência Negra, na última quarta-feira, 21. A atividade foi organizada pela professora Joélia Sizenando, na disciplina de Filosofia Aplicada a Psicologia.

Os convidados participantes foram o casal Dinalva Agostinho Felisbino e Zezinho Felisbino, líderes do movimento “Associação Etnia Negra” do município de Orleans, e a egressa do curso de Psicologia, Lays Jasper. Também estava presente a jornalista Stéphanie Piava. Na oportunidade foram feitas reflexões sobre os conceitos das palavras Ética, Respeito e Consciência, e na sequência foi abordada a questão da Consciência Negra.

Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional, no dia 20 de novembro. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Nordeste.

De acordo com a professora Joélia, a Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

“A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-descendentes que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito”, explanou a professora.

Joélia ainda enfatizou que a inserção do estudante na vida universitária é caracterizada por mudanças significativas e complexas na forma como ele pensa em diferentes áreas de suas vidas, podendo se desenvolver intelectualmente e pessoalmente. “A universidade deve auxiliar o estudante a aperfeiçoar três saberes fundamentais: o saber teórico, saber técnico e o saber ético (saber ser/agir)”.