Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos e egressos do Curso de Direito realizam Juri Simulado

Notícias

Acadêmicos e egressos do Curso de Direito realizam Juri Simulado

30 de novembro de 2018 - ,

Encerrando a disciplina de Sociologia Jurídica, os acadêmicos da segunda fase, do Curso de Direito do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, realizaram, no último dia 28, um júri simulado. Organizado pelos acadêmicos a atividade foi desenvolvida em cima do estudo de caso, referenciado no clássico ” O caso dos exploradores de cavernas ” e contou com a presença dos egressos do curso Morgana Jenovencio e Juliano Do Nascimento.

A professora da disciplina de Sociologia jurídica, Joélia Sizenando, destacou a importância da atividade realizada para a formação dos acadêmicos, pois possibilita além dos conhecimentos técnicos, exercitar a expressão, a comunicação, o raciocínio e desenvolver o senso crítico.

“O caso dos exploradores de caverna é um estudo fictício proposto pelo jusfilósofo Lon L. Fuller para ensinar as principais linhas de pensamentos jurisprudenciais em voga no final dos anos 1940 nos Estados Unidos. Mais de meio século depois, essa alegoria continua atual e atravessa as fronteiras dos sistemas jurídicos”. O caso, além de ilustrar as diferentes escolas de jurisprudência, estimula a reflexão crítica em julgamento de casos difíceis, impasses éticos e conflitos interpretativos da lei.

Segundo a professora, os casos também tem referências à literatura, em dois casos: Estados Unidos versos Holmes do ano de 1842 e Regina versos Dudley e Stephens de 1884 onde são apontados casos de naufrágios seguidos de homicídio e canibalismo. “Curiosamente, em boa parte das jurisdições ocidentais o canibalismo não é tipificando, sendo os réus indiciados de homicídio ou violação do cadáver, mas não condenados por comer carne humana”, completou Joélia.