Acadêmicos do Unibave participam do Congresso Brasileiro de Enfermagem no Rio de Janeiro | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Acadêmicos do Unibave participam do Congresso Brasileiro de Enfermagem no Rio de Janeiro

Notícias

Acadêmicos do Unibave participam do Congresso Brasileiro de Enfermagem no Rio de Janeiro

16 de novembro de 2023 -
A- A+

Um grupo de quatro acadêmicas, acompanhadas do coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), estiveram no Rio de Janeiro, participando do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem (74º CBEn). O tema central do evento, que aconteceu de 12 a 15 de novembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi “Enfermagem e o Desenvolvimento Sustentável”.

De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem, Lucas Corrêa Preis, a programação do evento buscou discutir os desafios do cenário atual e construir propostas para superá-los, propondo um movimento de (re)construção de políticas de saúde para todos. “Este movimento permitiu abordar as principais questões que afetam a Enfermagem na atualidade, visando contribuir para um debate crítico e construtivo do futuro”, ressaltou Lucas.

Compartilhando experiências

Além da participação do evento, o grupo também compartilhou experiências de atividades discentes e de docentes realizadas no Unibave. Foram submetidos e aprovados cinco trabalhos científicos que foram apresentados no formato de “pôster eletrônico” ao longo do evento. Para as acadêmicas da 4ª fase, Jucéli Alves D’Avila e Elenir Cristiane Allein Baggio, o evento foi de aprendizado. “Foi a oportunidade de conhecer novas pessoas, novos profissionais e novas realidades”, afirma Jucéli. “Participar do evento motiva a desenvolver uma prática de enfermagem mais inovadora e qualificada”, declara Elenir.

Para a acadêmica da 10ª fase, Carolina Giani de Azevedo de Souza, participar do maior evento de Enfermagem do Brasil, ainda como estudante, é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e a visão de atuação profissional. “Isso nos empodera para desenvolver cada dia mais uma atuação profissional sólida e representativa”, diz.

Estiveram no congresso as academicas Carolina Giani de Azevedo de Souza, da 10ª fase; Angelita Campos Custodio Pedroso, Mariane Fernandes Sipinski, Jucéli Alves D’Avila e Elenir Cristiane Allein Baggio, da 4ª fase.

Eventos satélites

Paralelo ao 74º CBEn, dois outros grandes eventos satélites da Enfermagem brasileira foram realizados. A 13ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (13ª JBEG) discutiu o “Envelhecimento, Cuidado e Sustentabilidade”. Já o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem (6º SITEn) teve como foco o “Trabalho de Enfermagem em contextos de iniquidades”.