>
InicioInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Sistemas de Informação do Unibave promovem capacitação em Java para Calouros

Notícias

Acadêmicos de Sistemas de Informação do Unibave promovem capacitação em Java para Calouros

04 de junho de 2024 -
A- A+

Os acadêmicos da 8ª fase de Sistemas de Informação do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) ministraram um curso de programação em Java para estudantes que estão iniciando a graduação, no mesmo curso. No total, foram 20h, divididas em oito encontros, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho.

A capacitação abrange conceitos básicos de programação, fornecendo uma base sólida para os alunos. As aulas incluíram a prática de lógica de programação, estrutura de dados, orientação a objetos e desenvolvimento de aplicações. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de trabalhar em projetos práticos que simulam situações reais do mercado de trabalho. A formação foi ministrada pelos acadêmicos André Luiz dos Santos, Gian Dorigon Soares, Eduardo Pedro Meneghel, Victor Oliveira Rodrigues e Davi Beckhauser, em parceria com a Incubadora Inventa.

Conforme o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Nacim Miguel Francisco Júnior, que também coordena a Incubadora, os acadêmicos ministrantes também atuaram como mentores, oferecendo suporte personalizado, compartilhando suas experiências. “Isso não apenas enriquece o aprendizado dos iniciantes mas também fortalece o espírito de colaboração e camaradagem entre os estudantes”, comentou o professor.

Segundo Nacim, a iniciativa proporciona uma melhor preparação aos futuros profissionais, na hora de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. “O curso incentiva a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”, afirma.

Inventa

Conforme o coordenador, a Incubadora Inventa também desempenha um papel crucial, oferecendo recursos e suporte para que o curso seja realizado com sucesso. “O objetivo é criar um ambiente de aprendizado dinâmico e atualizado com as demandas do setor de tecnologia, garantindo que os alunos estejam bem preparados para suas futuras carreiras”, justifica.

O resultado é que os participantes têm demonstrado interesse, motivação e o feedback tem sido positivo. “Muitos relataram que as habilidades adquiridas no curso aumentaram sua confiança e abriram novas oportunidades de estágio e emprego”, relata o professor, que planeja dar continuidade à iniciativa de expandir o alcance e o impacto do ensino de tecnologia na região.