Acadêmicos de Psicologia socializam experiência de estágios em seminário | Unibave
InicioInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Psicologia socializam experiência de estágios em seminário

Notícias

Acadêmicos de Psicologia socializam experiência de estágios em seminário

07 de julho de 2021 -
A- A+

experiência de estágiosOs acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participaram na última semana do Seminário de Socialização sobre as suas experiências nas disciplinas de estágio do curso. Os estudantes da terceira fase, apresentaram suas experiências em Psicologia, Ciência e Profissão, e os acadêmicos da quinta fase sobre Psicologia, Deficiência e Inclusão.

Conforme a coordenadora do curso de psicologia, Vandreça Vigarani Dorigon, o estágio na área de Psicologia, Ciência e Profissão, tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos aproximação com os campos de atuação profissional, por meio da identificação e análise do campo de atuação e seus desafios contemporâneos, considerando aspectos da regionalidade. “Os acadêmicos buscaram inserir-se em instituições em que há a presença do profissional Psicólogo, como nas Apaes, indústrias, nos setores de saúde pública, empresas, escolas, dentre outros”, afirma a coordenadora.

Os acadêmicos puderam, além da prática, fazer pesquisas direcionadas nas áreas escolhidas, de forma a conhecer a amplitude de possibilidades do trabalho do psicólogo. “Além disso, eles puderam refletir sobre os desafios da profissão, a partir da relação entre teoria e prática”, explica.

Deficiência e Inclusão

Já no estágio de Deficiência e Inclusão, eles elaboraram propostas de atuação, focando no desenvolvimento de competências básicas para a atuação profissional direcionadas ao papel da psicologia na interlocução com as temáticas de deficiência e inclusão.

Os acadêmicos estiveram presentes em empresas, indústrias, escolas, Apaes, dentre outros espaços que possibilitam a discussão e intervenção nas demandas de pessoas com deficiência e de inclusão.

A execução seguiu um plano de trabalho que resultou em práticas como a elaboração de materiais informativos sobre o “Papel do Psicólogo na Escola”, “o Autismo”, “Dinâmicas sobre o impacto da pandemia no contexto das Apaes” e “promoção de eventos direcionados a temática”. Ainda foi produzido um material de conscientização sobre o atendimento a pessoas com deficiência, com apoio e promoção das Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs) das cidades de Orleans, Lauro Muller e Braço do Norte.

A coordenadora Vandreça, disse que as atividades inovaram a forma de pensar a inserção do psicólogo em vários espaços. “Eles demonstraram a relevância da profissão para os diversos contextos, mas também, evidenciaram os desafios de exercer a profissão. Para muitos, este contato com a realidade, desmistificou formas equivocadas de pensar a prática do psicólogo”, analisa.

Pandemia

Conforme a coordenadora, a pandemia de Covid-19, acabou sendo um desafio para a inserção dos alunos nas instituições onde realizam o estágio. “Todas as empresas contatadas possibilitaram, de alguma forma, a inserção dos acadêmicos. Em muitos destes locais, encontramos egressos do curso atuando, e abrindo as portas para seus futuros colegas. Isso realmente demonstra que o nosso curso está cumprindo com sua missão nesta região”, declarou.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/unibave/public_html/wp-includes/script-loader.php on line 2678