Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Engenharia de Produção realizam visitas técnicas para o I Desafio de Metalmecânica

Notícias

Acadêmicos de Engenharia de Produção realizam visitas técnicas para o I Desafio de Metalmecânica

13 de agosto de 2018 - ,

Nos dias 04 e 11 de agosto, os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção do Unibave, realizaram visitas técnicas na empresa Ibrap, localizada no município de Urussanga – SC.

As visitas técnicas são etapas iniciais do I Desafio de Metalmecânica, que está sendo realizado em parceria com a Ibrap. Na primeira visita, os alunos receberam treinamento do corpo técnico da empresa sobre processamento de perfis de alumínio por extrusão a quente e principais ligas de alumínio. Os alunos conheceram os setores de Refusão de Alumínio, Extrusão de Alumínio, Pintura Eletrostática e Controle de Qualidade.

No segundo encontro, os acadêmicos foram instruídos sobre Tratamentos Térmicos em perfis de alumínio. Visitaram novamente o setor de Extrusão de Alumínio e observaram de perto o processamento dos tarugos de alumínio na prensa para formação dos perfis. Também acompanharam no setor de controle de qualidade o ensaio de tração de um perfil tubular.

Ao final da segunda visita, foi apresentado aos alunos a situação problema do I Desafio Ibrap Unibave: “Um cliente com grande volume de produção deseja comprar um tubo de alumínio para fabricação de cadeiras de praia. Ele irá adquirir os tubos em peças cortadas e irá dobrar em sua fábrica, para montar o modelo da cadeira. O problema é que o cliente não possui um forno de envelhecimento em sua fábrica e não deseja fazer este tipo de investimento no momento. Este cliente solicitou que os perfis sejam fornecidos na liga 6063, mas não determinou a têmpera. A têmpera deverá ser determinada pelo grupo técnico da Ibrap/Unibave e deve possibilitar um produto com boa resistência mecânica e que suporte dobras de diferentes raios, sem que ocorra ruptura ou fissuras na peça. O grupo técnico também deverá determinar tempo e temperatura que o processo de envelhecimento será realizado, para atingir as propriedades desejadas. Foram disponibilizadas amostras dos tubos na liga 6063, somente solubilizadas”.

Desta forma, as equipes de alunos terão acesso à infraestrutura da Ibrap e dos laboratórios do Centro Tecnológico do Unibave para análises, apoio do corpo técnico da empresa e do professor da disciplina de Processo de Produção Metalmecânica do curso de Engenharia de Produção, Lucas Crotti Zanini, para proporem soluções à problemática.

Os resultados serão divulgados na IX Semana Acadêmica de Engenharia de Produção e no V Inova Ação Engenharia de Produção, que acontecem entre 19 e 22 de novembro, no Centro de Vivências do Unibave. Na oportunidade, as equipes serão avaliadas por jurados da empresa Ibrap, que devem avaliar a melhor proposta do I Desafio de Metalmecânica.