Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Engenharia de Produção apresentam resultados dos projetos no IV Inova Ação

Notícias

Acadêmicos de Engenharia de Produção apresentam resultados dos projetos no IV Inova Ação

25 de junho de 2018 -

Nos dias 21 e 22 de junho, os acadêmicos de Engenharia de Produção do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre do ano de 2018. O evento, intitulado de Inova Ação Engenharia de Produção, está em sua IV edição.

No dia 21, os acadêmicos da nona fase apresentaram projetos de produtos/serviços desenvolvidos na disciplina de Engenharia do Produto, sob a orientação do professor Josué Alberton. Esse projeto é multidisciplinar, e ocorre em parceria com as disciplinas de Métodos Estatísticos Aplicados à EP (5ª fase) e Gestão Estratégica de Mercado (9ª fase), responsáveis pelo estudo de mercado e lançamento do produto, respectivamente.

Na oportunidade foram apresentados como resultados: aplicativo motivacional para acadêmicos de universidades particulares; embalagem sustentável produzida com fibras do caule da bananeira; carregador portátil de dispositivos e armazenamento de dados; plataforma digital para contratação de serviços esporádicos; rolo de pintura com acionamento automático; e luminária de ambientes acoplada a um projetor de imagens por meio de sistema wireless e aplicativo. Os produtos/serviços desenvolvidos foram avaliados por banca de professores do curso de Engenharia de Produção, tanto no que se refere à forma escrita, como apresentação oral.

No dia 22 foram expostos os trabalhos desenvolvidos pela terceira fase na disciplina de Engenharia do Produto I, e sétima fase disciplina de Processo de Produção Civil. Na modalidade banner, os projetos de Engenharia do Produto I, orientados pelo professor Josué Alberton foram: tecnologia mobile aplicada à aparelhos ortodônticos; support univer; sistema para medição individualizada de água, energia e gás via app; aifome! – aplicativo de pedido e delivery para produtos alimentícios; e smart garden via app. Os projetos apresentados pela 7ª fase envolveram a temática: Avaliação do efeito de materiais (pó de alumínio; rejeito de porcelanato; alteração na relação água/cimento) na resistência à abrasão de placas cimentícias, sob a orientação do professor Daniel Magagnin.

Na mesma noite, foram apresentados ainda os resultados do projeto desenvolvido na disciplina de Processo de Produção Cerâmica (5ª fase), que ocorreu em parceria com a Multinacional Torrecid, conhecido como II Desafio Torrecid Unibave.

Os acadêmicos da 3ª fase desenvolveram também projetos na disciplina de Processos de Produção Agropecuária, com o auxílio do professor Guilherme Doneda Zanini, que foram apresentados em sala de aula.

Conforme a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Solange Vandresen, os acadêmicos e professores se empenham cada vez mais na articulação da teoria e prática, unindo informações dos diferentes componentes curriculares, de forma diferenciada. “Essa ação inovadora tem se mostrado como uma oportunidade de ampliar a parceria com empresas que apoiam o desenvolvimento dos projetos do curso, além de exibir a criatividade das equipes na resolução de problemas”.