Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Engenharia de Produção apresentam resultados do II Desafio Torrecid Unibave

Notícias

Acadêmicos de Engenharia de Produção apresentam resultados do II Desafio Torrecid Unibave

25 de junho de 2018 - ,

Na última sexta-feira, 22, o Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel foi palco do II Desafio Torrecid-Unibave. O evento foi promovido pelo curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e ocorreu em parceria com a Multinacional Torrecid, um grupo de negócios globalizado, dedicado a prover produtos, serviços, soluções e tendências do setor de cerâmica e que está presente em mais de 27 países, com sua sede localizada na Espanha.

O Desafio acontece na disciplina de Processo de Produção Cerâmica, e envolve a resolução de um problema proposto pela empresa, relacionado ao processo produtivo. O tema do II Desafio foi uma análise comparativa de defloculantes para engobes cerâmicos, definindo aquele que apresentasse o melhor custo-benefício para a empresa.

Os acadêmicos da quinta fase, divididos em quatro equipes, utilizaram as dependências da empresa Torrecid Brasil, unidade de Içara, para desenvolvimento do projeto, além dos laboratórios do Centro Tecnológico do Unibave. Além disso, contaram com o suporte técnico de profissionais da Torrecid e auxílio do professor Daniel Magagnin, que ministra a disciplina de Processo de Produção Cerâmica.

Conforme o professor Magagnin, o desafio serviu para aliar os conceitos teóricos introduzidos pela disciplina com a prática, vivenciando a realidade em laboratório e analisando os resultados de cada experimento.

As apresentações dos resultados foram no formato de estandes, e aconteceram junto ao IV Inova Ação Engenharia de Produção, evento promovido pelo curso semestralmente. A banca avaliadora dos resultados foi composta por três profissionais da Torrecid de diferentes setores, como departamento técnico, recurso humanos e comercial.

A equipe vencedora do desafio, composta pelos acadêmicos Aline Bez Alves, Alexandre Salvalagio Rohling, Ruan Corrêa Vieira e Vanilso Salvalagio Perin, recebeu como premiação da Torrecid R$ 1.500,00 em dinheiro.

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Solange Vandresen, todas as equipes saíram vitoriosas, devido ao conhecimento adquirido, a vivência na prática de um tema atual na indústria cerâmica e a oportunidade do contato direto com uma empresa multinacional. “O II Desafio Torrecid Unibave foi um sucesso, agradeço o empenho e participação de todos os envolvidos, especialmente a empresa Torrecid pela oportunidade oferecida aos acadêmicos do curso”, frisou a professora.