Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Engenharia Civil identificam áreas de risco geológico

Notícias

Acadêmicos de Engenharia Civil identificam áreas de risco geológico

24 de setembro de 2018 -

Os acadêmicos da quarta fase do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, realizaram no último sábado, 22, uma visita ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Criciúma – Cigerd, que faz parte da infraestrutura da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

Na oportunidade, os acadêmicos, juntamente com o professor Júnior Serafim Corrêa foram recepcionados pelo coordenador regional Rosinei da Silveira, que fez uma explanação sobre as ações realizadas pela Defesa Civil no estado e as formas de identificação de áreas de risco.

Após visitar a estrutura, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer e identificar os riscos apresentados de forma teórica diretamente no campo. “Já está mais do que na hora de promovermos uma cultura de prevenção, criando ações para diminuir as ameaças de desastres através de intervenções humanas conscientes. É isso o que estes acadêmicos puderam experimentar”, destacou Rosinei.

A turma visitou uma área de risco geológico nas margens da Rodovia SC-390, trecho entre as cidades de Orleans e Pedras Grandes. No local, os conceitos já apresentados em sala de aula puderam ser vivenciados de forma prática, auxiliando na fixação e compreensão dos conteúdos.

Segundo o professor Corrêa, “as atividades fora do ambiente de sala de aula proporcionam experiências fantásticas, tanto para o aluno, como para o professor”.