Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam o Projeto Tamar

Notícias

Acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam o Projeto Tamar

23 de outubro de 2018 - ,

No último sábado, dia 20, a turma da décima fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave esteve em Florianópolis para uma visita ao Projeto Tamar, instalado em 2005, na praia da Barra da Lagoa, na costa leste da ilha. Os alunos foram acompanhados pela professora da disciplina de Projetos, Marcia Raquel Ronconi de Souza.

Por meio da visita guiada, os acadêmicos receberam informações técnicas sobre ações do projeto para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, além de outras informações do programa em Santa Catarina.

Os estudante conheceram toda a infraestrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil. Na oportunidade também foi realizada uma visita ao Museu do Tamar, também implantado na área da base, que auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental.

Sobre o projeto:

O Projeto Tamar foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal- IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.