Acadêmicos de Agronomia visitam Museu Entomológico Fritz Plaumann | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Agronomia visitam Museu Entomológico Fritz Plaumann

Notícias

Acadêmicos de Agronomia visitam Museu Entomológico Fritz Plaumann

11 de junho de 2018 -
A- A+

No último sábado, dia 09, acadêmicos da quinta fase do curso de Agronomia do Unibave, juntamente com o professor da disciplina de Entomologia, Guilherme Doneda Zanini, visitaram o Museu Fritz Plaumann, localizado no município de Seara, em Santa Catarina.

O espaço é considerado o maior museu entomológico da América Latina e abriga mais de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos. A coleção de borboletas do Museu Entomológico Fritz Plaumann rendeu a cidade o apelido de ‘Terra das Borboletas’.

A coleção entomológica foi criada pelo alemão Fritz Plaumann, que chegou ao Brasil aos 22 anos e se instalou no município de Seara. Das 17 mil espécies existentes no museu, 1.500 foram descobertas por ele e 150 foram batizadas com o seu nome ou derivados. Boa parte dos insetos não existe mais na natureza. Além das borboletas, fazem parte da coleção besouros, moscas, baratas e outros insetos da região.

O objetivo da visita, segundo o professor Guilherme, foi levar os acadêmicos para conhecer diferentes espécies de insetos catalogadas e identificadas, já que boa parte dos insetos, coletados desde 1924, não existe mais na natureza.