Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Agronomia realizam prática em propriedades produtoras de leite

Notícias

Acadêmicos de Agronomia realizam prática em propriedades produtoras de leite

12 de março de 2019 - ,

No último final de semana os acadêmicos da disciplina de Bovinocultura de Leite, ministrada pelo professor Guilherme Drescher do curso de Agronomia do Unibave, realizou uma aula prática em duas propriedades rurais localizadas do município de Braço do Norte. Uma se localiza na comunidade de Alto Pinheral e outra na comunidade de Rio Pequeno.

Na primeira propriedade, o rebanho era composto por animais da raça Jersey e na segunda propriedade os animais eram da Holandês. Em ambas as propriedades o sistema utilizado para criação era o Compost Barn. Neste sistema os animais permanecem totalmente confinados recebendo o alimento duas vezes ao dia logo após a ordenha.

Os proprietários mostraram toda a fase de criação, desde o nascimento até a fase reprodutiva. Com isso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Eles avaliaram todo o sistema questionando os proprietários e ainda realizaram um levantamento das melhorias que poderiam ser aplicadas nas propriedades.

“A partir do que foi repassado em sala de aula, os acadêmicos puderam verificar as vantagens e desvantagens do sistema de criação Compost Barn em propriedades condizentes com a realidade local, aplicando o conhecimento e colaborando com a melhoria das instalações. Além disso, observaram as diferenças existentes entre as raças utilizadas em cada propriedade” comentou o professor Guilherme Drescher.

Para a coordenadora do curso de Agronomia, Janaína Veronezi Alberton, o curso do Unibave está formando profissionais preparados para alavancar o desenvolvimento regional, e desta forma é indispensável a realização de práticas em propriedades locais. “Antes mesmo de se formarem, os acadêmicos já conseguem contribuir com o desenvolvimento das propriedades e podem testar todo seu conhecimento”, ressaltou Janaína.