>
InicioInstitucionalNotícias › Acadêmicos de Agronomia participam de seminário sobre conservação do solo

Notícias

Acadêmicos de Agronomia participam de seminário sobre conservação do solo

21 de setembro de 2015
A- A+

No último sábado, dia 19, os acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave participaram de um seminário sobre uso e conservação do solo e mecanização agrícola, realizado na estação experimental da Epagri de Urussanga e organizado pelos professores Darlan Marchesi e Henrique Petry. A participação dos estudantes no evento esteve inserida no rol de atividades práticas da disciplina de Manejo e Conservação do Solo.

O seminário teve como palestrante o professor de Física do Solo no Departamento de Solos, Michael Mazurana, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Durante a realização do evento, o professor mostrou em campo como deve ser realizado a regulagem de máquinas agrícolas para otimização do manejo do solo com o mínimo de impacto a sua estrutura. Também orientou e ensinou os acadêmicos sobre as práticas de manejo que devem ser levadas em consideração para a conservação do solo sem prejudicar a produtividade das culturas.

Segundo a coordenadora do curso de Agronomia, Janaína Veronezi Alberton, o uso do solo é um assunto bastante pertinente no curso de Agronomia do Unibave. “O ensino voltado a este tema tem como pilar a sustentabilidade e o meio ambiente. O uso consciente dos recursos naturais garante máxima produtividade dos sistemas sem comprometer o desenvolvimento econômico futuro”, analisou Janaína.

Os acadêmicos que puderam participar do seminário complementaram seus conhecimentos a partir de maior conscientização sobre a importância da conservação deste recurso finito e tão necessário que é o solo.