Acadêmicos das engenharias conquistam o diploma de ensino superior | Unibave >
InicioInstitucionalNotícias › Acadêmicos das engenharias conquistam o diploma de ensino superior

Notícias

Acadêmicos das engenharias conquistam o diploma de ensino superior

18 de abril de 2018 -
A- A+

No último fim de semana foi a vez dos acadêmicos das engenharias do Unibave colarem grau. A formatura foi das turmas de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária. Alguns optaram por participar da solenidade com a turma e outros como o Jose Romilto Simonetti, optaram pela colação de grau em Gabinete.

Jose que já concluiu o curso de Engenharia de Produção trabalha com a família na agricultura, e já tem planos de fazer uma especialização na área.

Jose conta que após a conclusão do ensino médio ficou dez anos sem estudar, mas como sempre teve vontade de fazer um curso superior, aos 27 anos decidiu ingressar em um curso de engenharia. Um amigo que cursava Engenharia de Produção o ajudou na escolha. Na época, Jose também se informou sobre as disciplinas do curso e se identificou com a Engenharia de Produção.

Com a conclusão do curso, ele se sente realizado com a escolha que fez há 5 anos. “Pensei muitas vezes em desistir, meus colegas também pensavam, mas não me deixei abater, tentava motivá-los e isso também me dava força. Hoje estou realizado com conclusão da graduação, foi uma escolha positiva que fiz”, contou.

Entre os formandos do último sábado, também está o Jeferson Murialdo Campos, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ele é o primeiro da família a conquistar o ensino superior. Jeferson trabalha desde os nove anos na área de edificação civil, mas o seu sonho é de trabalhar em uma mineradora. Um dos planos com a conclusão do curso é fazer uma especialização em licenciamento ambiental.

Ele ingressou no curso, aos 29 anos, por sempre ter gostado de engenharia e por ter sido motivado por alguns colegas. “Eu venho de uma família onde meu avô era construtor, meu pai era construtor, meus tios são construtores, de alguma forma só faltava um engenheiro na família”, ele conta.

Ele lembra que os últimos anos foram os mais difíceis da graduação. O pai dele, que também era o melhor amigo, foi diagnostico com câncer. O acadêmico teve que dividir os estudos, o trabalho, a família e ainda administrar os gastos da casa já que o pai estava ausente no momento.

Jeferson conta que no primeiro dia de aula quem o acompanhou até o Unibave foi o pai, mas infelizmente ele não estava presente na colação de grau, pois faleceu 7 meses antes da formatura. Ainda assim, para Jeferson a conquista do diploma foi uma vitória.

“Foi uma superação, eu sempre morei mais para o lado da favela do que para a cidade, para mim seria impossível me formar, estudar, eu já tinha um caminho traçado, mas meu destino foi outro, sou um engenheiro, estou engatinhando, ainda tenho muita coisa para fazer, mas se tem algo bom dentro do que eu consegui foi ter a oportunidade de estudar”, contou.

Para Jeferson os professores do curso foram essenciais nessa trajetória, mesmo fazendo cobranças ou sendo rígidos, eles deram o apoio necessário. “Muitos professores do curso me ajudaram, e da maneira certa para não deixar que eu me abalasse e nem que eu desistisse. O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária me fez ver o mundo com olhos diferentes, não foram cinco anos só de estudos, a gente era uma família ali dentro, todos de alguma forma me ajudaram”.

O novo engenheiro ambiental e sanitarista não pensa em parar de estudar, Jerferson já está cursando algumas disciplinas do curso de Engenharia Civil e se tiver oportunidade que ir além, se possível fazer um mestrado.