Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicos bolsistas participam do Seminário Regional Proesde Licenciatura

Notícias

Acadêmicos bolsistas participam do Seminário Regional Proesde Licenciatura

09 de julho de 2018

No último sábado, 07, os acadêmicos bolsistas do Proesde-Licenciatuua do Centro Unibersitário Barriga Verde – Unibave participaram do Seminário Regional na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, em Criciúma.

Os cursos de extensão do Programa de Educação Superior para Desenvolvimento Regional – Proesde são destinados aos estudantes bolsistas de graduação e compõem-se por atividades acadêmicas de pesquisa e extensão que visam complementar e ampliar os conhecimentos sobre temas relativos ao campo de estudo ou área de atuação.  As bolsas de estudos são custeadas com recursos fundamentados no Art. 170 da Constituição Estadual.

O Proesde Licenciatura é um curso de extensão em “Organização Curricular na Educação Básica Catarinense” que consiste em um conjunto de atividades voltadas à formação de profissionais da educação, capazes de intervir e contribuir na melhoria da qualidade da educação básica, por meio da organização curricular, mediante a articulação entre sua formação acadêmica, nos cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas por profissionais que atuam na Educação Básica.

Neste ano, os estudos se voltam à compreensão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a Proposta Curricular de Santa Catarina, analisando os documentos e apontando divergências e convergências entre eles.

Em parceria com a Unesc, o seminário tratou destes estudos e os dez acadêmicos bolsistas do Unibave apresentaram os aspectos teóricos e metodológicos que envolvem os documentos em estudo, enquanto os acadêmicos da Unesc apontaram por área de conhecimento as divergências e convergências dos documentos. Para encerrar, houve uma mesa de debates envolvendo as coordenações do Unibave, a Unesc foi responsável para esclarecer as dúvidas relacionadas aos estudos já realizados.