Voltar

Você está em: Página inicialInstitucionalNotícias › Acadêmicas de Pedagogia realizam debate sobre Educação

Notícias

Acadêmicas de Pedagogia realizam debate sobre Educação

06 de agosto de 2018 - ,

As acadêmicas da quarta fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave realizaram, no dia 03 de agosto, um debate com o objetivo de refletir sobre o que a escola e os professores devem levar em conta no provimento da escolarização formal. A atividade foi realizada na disciplina de Didática na Educação Básica, ministrada pela professora Idê Maria Salvan.

O debate contou com um grupo argumentando sobre a Educação baseada apenas no conhecimento (no domínio de conteúdos e na formação das capacidades cognitivas). Um segundo grupo argumentando sobre Educação assentada no acolhimento e na integração social. O terceiro grupo argumentando sobre a Educação que assegure as condições para que todos os alunos se apropriem dos saberes produzidos historicamente e um quarto grupo que fez as considerações finais.

Inicialmente, cada grupo apresentou a Educação que defendia ressaltando os pontos relevantes, na sequencia os grupos realizaram perguntas uns aos outros, enquanto o quarto grupo observava e registrava suas considerações sobre os argumentos apresentados e ao final fez suas considerações, destacando os pontos positivos e os momentos que cada grupo se contradisse, bem como apresentou seu posicionamento frente a educação que considera mais indicada para os dias atuais em que se deseja formar cidadãos capazes de tornar a sociedade mais justa.

Segundo a professora Idê, a parte mais complexa para as estudantes de Pedagogia foi ter que ouvir os argumentos dos demais grupos e não poder rebater. “Respeitar o momento e a opinião de terceiros contrarias as suas é uma tarefa difícil, mas que precisamos exercitar”, ressaltou a professora.