O Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
A quem se destina?
Aos candidatos sem diploma de curso superior que tenham participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.
Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições a seguir:
• Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
• Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
• Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
• Ser pessoa com deficiência;
• Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Como ocorre a inscrição e seleção dos candidatos?
A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, no Portal do Prouni. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil. Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica o estudante de acordo com as opções e as notas obtidas no ENEM.
Fui pré-classificado pelo ProUni, o que devo fazer?
O aluno pré-classificado deverá encaminhar a documentação exigida, que comprove sua condição socioeconômica e do seu grupo familiar.
A documentação comprobatória deve ser entregue pessoalmente no CATE – Unibave.