>
InicioInstitucionalNotícias › Curso de Educação Física formando e transformando o cidadão

Notícias

Curso de Educação Física formando e transformando o cidadão

09 de setembro de 2011
A- A+

Com o objetivo de oferecer Cursos de Ensino Superior compatíveis com as necessidades locais e regionais, o UNIBAVE criou em 2007, o Curso de Licenciatura em Educação Física.

Em sua estruturação, considerou, entre outros aspectos, os anseios registrados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que propôs novos objetivos para a Educação Física, entre os quais, a superação de práticas que se caracterizam pelo desenvolvimento de qualidades físicas treináveis.

Diante disso, o Curso de Licenciatura em Educação Física do UNIBAVE propõe o desenvolvimento de capacidades que rompam com práticas centradas nos paradigmas tradicionais, optando pelo desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, as quais se manifestem de forma diferenciada em cada pessoa.

Na formação acadêmica, portanto, é salientada a importância de formar um profissional na área de Educação Física, cujo olhar ultrapasse as fronteiras disciplinares e alcance o exercício contínuo de pesquisar e incentivar o avanço da realidade educativa, da sua própria realidade e da realidade daqueles com os quais atua.

Ao privilegiar a formação de profissionais para atuarem no exercício da docência desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a fim de que tenham como referência a universalidade de movimentos corporais.

O curso caracteriza-se pela formação de uma Matriz Curricular que possibilita ao acadêmico o conhecimento necessário para intervir no desenvolvimento humano em sua totalidade, objetivando atingir uma melhoria na formação global do profissional que atua na área e, em decorrência, daqueles com os quais trabalha.

Ficando evidenciado mais uma vez a preocupação do Curso de Educação Física do UNIBAVE, na busca pela excelência de uma Educação Física inovadora, focada a novos rumos, onde o futuro profissional de Educação Física terá adquirido conhecimentos científico consistente tornando-se parte de todo o processo de transformação social.

José Augusto Alves Junior – JOTA.

Coordenador do Curso de Educação Física.