CPA aprova Relatório Integral de Autoavaliação Institucional (2015-2017)
04 de abril de 2018 - Institucional
O relatório integral de autoavaliação do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, elaborado, no período de novembro/2017 a março/2018 foi homologado em reunião ordinária no último dia 28, pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.
O relatório institucional (ciclo avaliativo 2015-2017) é um documento que apresenta resultados da pesquisa de percepção (disponibilizada no Sistema Acadêmico, para docentes e discentes do ensino de graduação); dados das atividades pedagógicas e administrativas desenvolvidas, com coleta feita mediante formulários específicos de cada setor; e resultados das avaliações externas (Avaliação da Instituição, dos Cursos de Graduação e Enade).
Este processo, no Unibave, é conduzido pela CPA, em parceria com a Diretoria de Avaliação Institucional. Realizado de acordo com o planejamento do Plano de Trabalho, que contempla diversas ações, entre elas a pesquisa de percepção e a elaboração de relatório anual.
“A autoavaliação é um processo importante para as instituições de Ensino Superior no Brasil, pois permite refletir permanentemente sobre suas práticas pedagógicas e administrativas, com o propósito de pontuar os aspectos de excelência e as questões que precisam ser redimensionadas, propondo melhorias”, explicou a presidente da CPA do Unibave, Andréa Andrade Alves Debiasi.
Por se tratar de uma exigência do Ministério da Educação – MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o documento é organizado em diversas etapas, desde a reunião de planejamento, a coleta e análise dos dados, até as proposições de melhorias.
A análise dos dados acontece mediante indicadores institucionais estabelecidos pela CPA e dos instrumentos de avaliação da instituição e de cursos, instituídos pelo MEC/Inep, em consonância com os das dez dimensões previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. A partir disso, a comissão destaca os pontos fortes, as questões a serem redimensionadas e as proposições de melhorias.
“Destaca-se que, por determinação do MEC/Inep, o referido relatório trouxe dados dos três últimos anos (2015-2017), com o objetivo de averiguar os avanços e desafios previstos e implementados neste período”, frisou Andréa.
Posteriormente, a CPA do Unibave, em parceria com a Diretoria de Avaliação Institucional promoverá a socialização do relatório à comunidade acadêmica e sociedade civil organizada.

