Semana Acadêmica de Pedagogia do Unibave debate inteligência artificial, avaliação e compromisso ético na educação
27 de maio de 2026 - Pesquisa
O curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) promove, entre os dias 26 e 28 de maio, a Semana Acadêmica de Pedagogia com o tema “Além dos Dados: Inteligência Artificial, Avaliação e o Compromisso Ético da Educação Básica”. A abertura do evento foi nesta terça-feira (26/05), no Centro de Vivências do Unibave, com a palestra “O Amanhã da Escola: A Gênese e o Impacto da IA na Educação”, com o professor mestre Everson Semler Matias.
A programação propõe reflexões sobre o uso da inteligência artificial, das avaliações em larga escala e das tecnologias educacionais no contexto da educação básica, reunindo estudantes, professores e comunidade acadêmica em momentos de diálogo e aprendizado.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Miryan Cruz Debiasi, os temas foram escolhidos a partir das demandas atuais e das necessidades emergentes da educação. “Pensamos nas demandas que nós tratamos como uma pedagogia para além dos dados. A ideia é pensar em como a tecnologia, seja inteligência artificial, seja os dados que a gente tem acesso por meio das avaliações em larga escala, são usados para melhoria da educação e não apenas para gerar mais dados. É um tema importante para que possamos refletir, analisar e discutir criticamente a necessidade de repensarmos o uso desses dados para a melhoria da educação de maneira geral”, destaca.
Programação
Na quarta-feira (27), às 19h15, o evento segue com a palestra “Avaliação em Larga Escala: Diagnóstico, Monitoramento e Subsídios para a Gestão da Educação”, ministrada pelo professor mestre Ismael Dagostim Gomes. O encerramento será na quinta-feira (28), às 19h15, ocorre o momento de integração “Interfaces”, promovido pela Atlética Atentados do curso de Pedagogia do Unibave.


















