>
InicioInstitucionalNotícias › Coordenadora de Pedagogia apresenta pesquisa sobre formação docente em evento internacional na Bahia

Notícias

Coordenadora de Pedagogia apresenta pesquisa sobre formação docente em evento internacional na Bahia

19 de novembro de 2025 -
A- A+

A coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), professora doutora Miryan Cruz Debiasi, participou do 14º Encontro Internacional da Rede Estrado, realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador. O evento reuniu pesquisadores de diversos países latino-americanos com foco no trabalho docente em diferentes contextos e dimensões.

A Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado) é uma articulação internacional que visa contribuir para a produção e disseminação de conhecimento a respeito da atuação de professores e professoras, buscando também influenciar a melhoria das condições de trabalho docente. O encontro, que ocorre a cada dois anos, promove o intercâmbio entre universidades, sistemas educativos, pesquisadores e sindicatos.

Durante o evento, a professora Miryan apresentou os resultados da pesquisa intitulada “Finalidades educativas e (con)formação docente no neoliberalismo do século XXI”, desenvolvida em seu estágio pós-doutoral sob a orientação do professor Rafael Rodrigo Mueller, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O trabalho foi apresentado no Painel 38, dentro do Eixo XI – Trabalho Acadêmico, e abordou o papel do professor e os desafios da formação docente em contextos marcados por políticas neoliberais.

Conforme a professora, a participação no evento reforça o compromisso do curso de Pedagogia do Unibave com a produção de conhecimento crítico e com a valorização da educação e do trabalho docente no cenário contemporâneo.